Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Auditoria no Sistema de Saúde junto ao

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. O sistema único de saúde
    1. A origem do sus
    2. Contextualização da reforma do sistema de saúde
  3. Auditoria
    1. Origem e evolução da auditoria
    2. Auditoria e gestão
    3. Auditoria e planejamento
    4. Auditoria e execução
    5. Auditoria e controle
  4. Auditoria no sus
    1. A lei 8.689/93
    2. Especificidades da auditoria no sistema de saúde junto ao sus
    3. A lei de responsabilidade fiscal
    4. A auditoria como instrumento de controle

Partindo-se da idéia de que se vive sociedade em que a maioria da população tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde, sofrendo a influencia de uma diversidade muito grande de culturas, pode-se concluir que existirão diferentes formas das pessoas enfrentarem o processo de saúde e doença.
O setor de saúde deve responder a diferentes demandas por parte da sociedade na busca de uma vida saudável, sendo que somente a recuperação do corpo em seu aspecto biológico passa a não mais ser suficiente ao atendimento da totalidade das necessidades de saúde, devendo-se assim levar em consideração o ser humano em sua totalidade.
Assim, a busca por itinerários de cura e cuidado, assim como por redes de apoio e suporte constituem uma prática que se encontra inserida na sociedade e na vida familiar, assumindo características peculiares em diferentes épocas e culturas, conforme as necessidades das pessoas cuidadas.
Em qualquer sociedade moderna e desenvolvida, gerir pela redução de custos e pela qualidade é, atualmente, um imperativo em todas as áreas de atividade, e a saúde não pode ser exceção. Diminuir os custos, melhorar a qualidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços de saúde são desafios a serem alcançados pelas nações.
Nesse sentido, os sistemas de saúde em diversos países vêm se esforçando para criar, a tempo, as condições necessárias à prestação de cuidados de saúde de acordo com os mais elevados padrões de qualidade aceitos internacionalmente e a otimização da relação custo/efetividade dos serviços prestados à população.

[...] Auditoria Contábil ed. São Paulo: Atlas GASPAR, Paulo Sergio. Um estudo sobre o sistema de controle interno no governo do Estado de São Paulo. PUC.Universidade Católica de São Paulo: 1998. GOMES, Josir Simeone; SALAS, Joan M. Amat. Controle de Gestão: uma abordagem contextual e organizacional ed. São Paulo: Atlas KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática ed. São Paulo: Atlas MAGALHÃES, Antonio de Deus F.; LUNKES, Irtes Cristrina; MÜLLER, Aderbal Nicolas. Auditoria das organizações: metodologias alternativas ao planejamento e à operacionalização dos [...]


[...] Este trabalho tem por objetivo analisar a Auditoria no sistema de saúde junto ao SUS. Para tanto, a presente monografia encontra-se dividida em 3 capítulos. O primeiro capítulo trata do Sistema Único de Saúde SUS, sua origem e contextualização. O segundo capítulo estuda a auditoria, iniciando com a análise da sua origem e evolução para depois abordar a relação entre auditoria, gestão, planejamento, execução e controle. O terceiro capítulo tem por objeto a auditoria no SUS, destacando a Lei 8.689 as especificidades da auditoria no sistema de saúde junto ao SUS, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a auditoria como instrumento de controle O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1.1 A origem do SUS No Brasil, a reforma da política de saúde deve ser compreendida a partir da questão mais ampla da descentralização e democratização do Estado, a qual se inscreve no contexto das reformas sociais a partir do final da década de 1970, período em que se colocou em pauta a questão da participação social na área da saúde (COTTA et al., 1998). [...]


[...] Peleias propõe objetivos de atuação da Auditoria para que ela possa atuar no efetivo suporte ao processo de gestão (PELEIAS p.17): Subsídio, de forma ampla e incondicional, ao processo de gestão, propiciando aos diversos gestores as condições necessárias ao planejamento, acompanhamento e controle dos resultados dos negócios, de forma detalhada e global; Contribuição para que os gestores ajam no sentido de otimizar os recursos. Os gestores passam a atuar de forma a dar à empresa a melhor contribuição em suas áreas de atuação,compreendendo que o resultado ótimo depende do perfeito conhecimento da atividade empresarial e suas inter- relações; Certificação de que os sistemas de informação para apoio ao processo de gestão gerem informações adequadas aos modelos decisórios dos principais usuários na organização; Certificação da padronização, homogeneização de instrumentos e informações em todos os níveis da gestão da organização; Desenvolvimento de relações com os agentes de mercado que interagem com a empresa, no sentido de identificar e atender às demandas por esses impostas à organização Auditoria e Planejamento Segundo Megginson planejar significa: ( . [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas