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Considerações e abordagens sobre fixação de preços

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico
    1. O mercado e a demanda
    2. Fixação de preços de diferentes tipos de mercado
    3. Percepção dos consumidores sobre preço e valor
    4. Análise da relação preço-demanda
    5. Custos, preços e ofertas dos concorrentes
    6. Outros fatores externos

O mercado e a demanda definem o limite inferior dos preços, pois os compradores industriais e os consumidores comparam o preço dos produtos com os benefícios que este proporciona na sua aquisição. Portanto antes de definir os preços, os profissionais precisam entender a relação que há entre preço e demanda de seus produtos.

Fixação de Preços de Diferentes Tipos de Mercado:
Em economia são reconhecidos quatro tipos de mercado e cada um deles com diferentes problemas para a definição de preços:
- Na concorrência perfeita, as promoções, propagandas, desenvolvimento de produtos tem pouca ou nenhuma função e os vendedores não gastam muito tempo com estratégias de marketing, pois como os preços correntes são iguais, não podem ser levados porque os compradores podem obter a mesma quantidade a preços menores e não podem diminuir, pois independente do preços alto ou baixo o volume de vendas é exatamente igual, optando o vendedor por estabelecer o preço corrente do mercado para lucrar com o seu trabalho.

[...] Na concorrência oligopolista, as estratégia de apreçamento e marketing dos concorrentes tornam os empresários mais sensíveis, fazendo com que cada vendedor se torne atento com estratégias e movimentos dos concorrentes. Neste caso não são todas as decisões de aumento ou diminuição de preços que serão bem vindas pois proporcionam grandes riscos de perda de clientes e estratégias agressivas de concorrentes. Em um monopólio o mercado consiste de um só vendedor, podendo ser um monopólio governamental. Neste caso o apreçamento funciona de formas diferentes, como por exemplo, um monopólio governamental pode ter vários objetivos em termos de preço, podendo o mesmo ser estabelecido abaixo dos custos, pode ser definido para igualar os custos ou para produzir um bom retorno ou pode ser bastante elevado, a fim de reduzir o consumo. [...]


[...] É necessário também que a pesquisa de marketing leve em consideração que não se deve permitir que outros fatores que afetam a demanda variem, como por exemplo fazer propaganda ao mesmo tempo aplicar uma redução dos preços, não podendo mensurar se a demanda aumentou devido a queda dos preços e o quanto a demanda aumentou devido o aumento da propaganda. Custos, Preços e Ofertas dos Concorrentes Observar os concorrentes sempre foi de fundamental importância. Uma empresa pode decidir por aumentar seus preços ou diminuir conforme os preços dos concorrentes. [...]

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