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Franquia

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
17 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A história da franquia
  2. Conceituações
  3. Franquias e estágios de desenvolvimento
    1. Franquias de 1º geração
    2. Franquias de 2º geração
    3. Franquias de 3º geração
    4. Franquias de 4º geração
    5. Tipos de concessão
    6. Franquia individual
    7. Desenvolvimento de área
  4. Negócio independente X Franquia
    1. Diferenças entre um negócio independente e uma franquia
    2. Os aspectos negativos das franquias
  5. Franquias internacionais

O interesse pelo tema vem já de longa data. A escolha foi visando uma atenção maior sobre o mesmo. Acreditando que, a decisão de entrar no mundo dos negócios é muito importante torna-se necessário optar por um negócio independente ou por uma franquia.
Avaliar os detalhes de operação do ramo de negócio onde pretende-se atuar e, em seguida, listar e comparar as vantagens e desvantagens entre um sistema e outro é de suma importância.
O objetivo desta monografia é procurar e fornecer informações úteis que poderão proporcionar subsídios para auxiliar no processo de análise das oportunidades de franquia disponíveis no mercado brasileiro.
Com essa pesquisa vamos ver que, adquirir uma franquia não é apenas pagar uma taxa inicial. Gastos com treinamento, publicidade, ponto comercial e instalações entre outros, podem causar surpresas a muita gente, portanto, precisam ser bem compreendidos antes do fechamento do negócio. Como problema apresenta: Quais os benefícios que a Franquia pode trazer ao empreendedor que opta para esse tipo de negocio?

[...] Pela análise dos dados, percebe-se que o capital necessário para operar um franquia típica é relativamente baixo para os padrões de um negócio, mas alto se considerarmos esse valor no orçamento de um pequeno empreendedor. Normalmente, o franqueado é uma pessoa da classe média, que obtém o capital para investir no empreendimento através de poupança pessoal, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, herança ou endividamento. Normalmente, não possui know how e nem estrutura para competir com organizações mais poderosas e/ou construir a sua própria imagem de marca. [...]


[...] Entretanto, vale frisar que o sistema de franquia permite pular etapas, o que proporciona uma enorme economia de tempo e dinheiro. Entendido isso, vamos em frente. Existem alguns fatores que influenciam no investimento inicial da franquia e que podemos chamar de variáveis dependentes: ramo de atividade; formatação do negócio; profissionalismo do franqueador; margem envolvida; suporte oferecido o próprio perfil do candidato a franqueado. Existem outros fatores que podemos chamar de independentes: o forte crescimento do setor de atividade as evoluções tecnológicas viabilizando novos conceitos. [...]


[...] Segundo Coelho (1995), até 1992 não havia leis específicas para a franquia enquanto alternativa de negócio. Naquele ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) começou a aceitar contratos de franchising, expedindo uma resolução, numero 035 de 29 de junho de 92 que vigorou por cinco anos, revogada por dois atos normativos. Hoje o sistema conta com a Lei de Franquia, número 8955 e com a Lei de Propriedade Industrial, número 9279 de 14 maio de 1996. A averbação dos contratos entre franqueados e franqueadores é feita pelo INPI, e podem envolver até mesmo empresas nacionais e estrangeiras, para normatizar o pagamento dos chamados royalites - uma espécie de taxa pelo direito de uso da marca. [...]

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