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Huhtamaki do Brasil ltda

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
SPEI

Informações do trabalho

Jefferson W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
65 páginas
Nível
avançado
Consultado
23 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. ABORTO

O objetivo do trabalho foi analisar as melhorias na produção do Setor de Extrusão da empresa Huhtamaki do Brasil Ltda, e sugerir implementações de melhorias no processo, através da aplicação de programas de qualidade.
A contribuição à empresa através deste, compreendendo programas de melhorias contínuas, das inovações e redução de custos, aplicando as ferramentas da qualidade, pode significar um diferencial para a Empresa.
A implantação de um programa de qualidade nada mais é do que contribuir com o sucesso da empresa, implementando ferramentas que permitam um processo eficaz, e conseqüentemente atender as necessidades dos clientes, criando um diferencial em um mercado extremamente competitivo.
A globalização das economias eliminou fronteiras geográficas, tornou o mundo empresarial mais competitivo e isso faz com que as empresas se desenvolvam constantemente, buscando novas ferramentas que as insiram no atual mercado. Os diversos fatores determinantes da competitividade devem estar sempre em avaliação, visto que os cenários estabelecidos estão sempre em constante mudança.
As variações no desempenho econômico entre países, nas alianças políticas, na liberdade de comércio, surpreendem as empresas a cada dia. As informações e o dinheiro estão fluindo no espaço virtual sem interrupções e com agilidade. Essa agilidade necessita de pessoas preparadas fisicamente e mentalmente, pois o sentido das trocas é: a venda e a compra de bens e serviços que devem chegar ao cliente final, superando as suas expectativas.
Cada vez mais, as empresas buscam novos modelos de gestões, novas filosofias de produção para adaptarem-se a produtividade, a qualidade, e a competitividade da cadeia produtiva. Isto gera uma relação cooperativa entre clientes e fornecedores, implicando na troca de informações e em um comprometimento entre as empresas envolvidas. Para acontecer esta confiança, as empresas fazem contratos e realizam investimentos específicos.
A esta integração de cadeia abordam-se estratégias, políticas, aspectos operacionais, relacionados à questão da qualidade, escolha e avaliação de fornecedores, que é considerado fator prioritário na estratégia industrial.
No Brasil, algumas indústrias já estão adotando o modelo enxuto, reduzindo número de fornecedores diretos e transferindo as atividades para esses fornecedores.
A Excelência das organizações, não é resultado somente da tecnologia empregada, mas também dos recursos financeiros disponíveis ou mesmo dos processos e métodos adotados pela empresa.
A excelência é sim resultado de políticas bem definidas e que tem como elemento fundamental para o sucesso organizacional o elemento humano tornando-o a essencialidade do processo produtivo.
A qualidade tornou-se estratégia básica para a atual competitividade de diversos fatores, tais como a globalização da economia.
As empresas se obrigaram a sair do antigo estado de acomodação, para buscar novas vantagens competitivas que garantam a sua sobrevivência, e que satisfaçam um consumidor cada vez mais exigente, e disputem mercado com uma concorrência acirrada.
Dentro deste cenário, o trabalho analisou as necessidades de mudanças no processo produtivo do Setor de Extrusão, sugerindo a implementação de ferramentas da qualidade, através de um processo que exige participação de todos os envolvidos direta ou indiretamente na produção.
Analisar o processo de fabricação de acordo com a cadeia produtiva formada desde os fornecedores até o produto final, foi uma das linhas do trabalho, a outra foi identificar as influências ou causas do indicie de refugos e, finalmente, sugerir soluções dos problemas através da aplicação de ferramentas da qualidade.
Foi uma pesquisa de caráter qualitativo com estudo de caso, sustentado por uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual explorou concepções, teorias e princípios relacionados ao problema.
Foi utilizada como técnica a coleta de dados através da aplicação de questionário no Setor de Extrusão, bem como foram analisados os dados das metas estabelecidas e alcançadas referentes o índice de refugos e eficiência.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A caracterização da empresa determina os ambientes interno e externo na qual a mesma está inserida, sua razão de existência, o mercado no qual atua, sua contribuição social e econômica para a sociedade, valores e princípios éticos que a conduz no competitivo mercado.
A relação com os clientes e forncedores, colaboradores, acionistas e os Poderes do Estado, também caracterizam a empresa perante a sociedade, determinando se a conduta ética realmente condiz com a política da empresa.

[...] A seguir está caracterizada a Unidade Concedente de Estágio: Razão Social: Huhtamaki do Brasil Ltda Endereço: Rua Brasholanda nº Jardim Weisópolis Cidade: Pinhais UF: Paraná CEP: 83322-070 Fone: 3661-1000 Fax: 3661-1126 Site: http://www.huhtamaki .com.br Ramo principal de atividade: A Empresa atua no ramo indústrial de produção de embalagens plásticas para alimentos, sobremesas, sorvetes, iogurtes, dentre outras. Sendo esta identificada no Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) sob nº. 2522- 4 Indústria de Embalagens Plásticas. Porte da Empresa: A Huhtamaki do Brasil Ltda é uma empresa multinacional de grande porte. [...]


[...] Ficou claro que o método PDCA sugerido é eficaz para eliminar desconformidades no processo de produção do Setor de Extrusão, inclusive, podendo ser empregado em outros setores produtivos da Huhtamaki do Brasil Ltda. REFERÊNCIAS ALMEIDA, D. A.; FAGUNDES, L. D.; LEAL, F. Metodologia de gestão de falhas para empresas do setor elétrico. Florianópolis: ENEGEP ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade. São Paulo: Atlas BATALHA, Mário. Os Sistemas agroindustriais: definições e correntes metodológicas. São Paulo: GEPAI BAXTER, M. [...]


[...] Data do problema: 4. Hora início problema: 5. Temperatura normal: 7. Data/Hora da comunicação ao setor de manutenção: , : 8. Data/Hora da visita manutenção: , : 9. Descrição técnica do problema pela manutenção: 10. Data/Hora da previsão de retorno para conserto: , : 11. Data/Hora real do retorno da máquina: , : 12. Descrição detalhada da resolução do problema pela manutenção: 13. Data/Hora do reinício da operação/produção da máquina: , : 14. Produção perdida em kg: 15. Visto do Operador: 16. [...]

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