Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
06/07/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
28 páginas
Nível
Especializado
Consultado
22 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
5
escrever um comentário

Logística: função essencial da empresa

  1. Introdução
  2. A logística e sua importância na atualidade
    1. Conceitos e definições
    2. Histórico da logística
    3. As revoluções logísticas
    4. Evolução da logística nas últimas décadas
    5. Considerações sobre a logística
    6. Estratégia da logística
    7. Gestão e operação da Supply Chain Management
    8. A importância da cadeia logística integrada
    9. A logística nas empresas brasileiras
    10. O papel da logística na empresa
    11. Mudanças na estratégia logística
    12. A logística e a fidelização dos clientes
  3. Considerações finais

Esta monografia trata-se de uma análise sobre a Logística no Brasil. A logística tem a responsabilidade de coordenar processos de produção internos, expedição, transporte e distribuição à armazéns ou a consumidores, junto aos setores responsáveis. Entretanto, deve-se lembrar que a área de logística tem uma ligação muito forte com a área financeira, pois tem a responsabilidade de administrar recursos de forma eficiente e eficaz, e também uma ligação com a área comercial, na qual é a logística que administra os novos recursos provenientes de aquisições do setor de compras, e atende as necessidades dos clientes de acordo com a demanda do setor de vendas. O Brasil, por muitos anos não teve uma cultura sobre a logística, assim deverá compensar esta falta de conhecimentos, técnicas e valorização, para atuar e competir no mercado internacional através de muitas adequações, pois para usufruir as vantagens da logística de mercado é preciso que a empresa se estruture de modo a ser capaz de gerenciar a complexidade da adoção de diferentes políticas de serviço aos seus clientes, estando sempre atento às mudanças no mercado, pois estas exigirão readaptações ao longo do tempo para que possa competir internacionalmente. Também constatou-se que existe uma deficiência na quantidade e qualidade dos terminais intermodais brasileiros. A logística também tem importância numa escala global. O emprego da Logística de uma forma integrada, como uma nova estratégia capaz de criar, dentro das empresas, uma sincronização entre todos os seus departamentos, é ainda recente no Brasil e a cadeia de logística integrada, supply chain, surge como a proposta de solução.

[...] A logística fica sem a autonomia que deveria ter, em baixo de departamentos conservadores e tolhedores e é muito importante seu posicionamento no organograma, em contato direto com o comando da empresa e fazendo a integração de todas as interfaces do sistema. Em plena fase de globalização, onde o mercado exige que se produza mais, com menores custos, maior qualidade e melhor atendimento, a utilização da Logística nas empresas é uma questão de sobrevivência.Neste universo de crescentes exigências em termos de produtividade e de qualidade do serviço oferecido aos clientes, a logística assume papel fundamental entre as atividades da empresa (VERLANGIERI,2002). [...]


[...] São aspectos que precisam ser melhorados para colocar a empresa no jogo da competição, mas que nada tem a ver com a preocupação de fidelizar clientes, empregados, etc. É, infelizmente, o estágio onde a maioria das empresas se situa. O estágio seguinte é o nível Macro, onde a empresa já não pensa tão pequeno e agora procura integrar funções pensando no retorno sobre os ativos ou na redução de capital de giro mediante ações que mexem com duas ou mais funções. [...]


[...] Neste universo de decrescentes exigências em termos de produtividade e qualidade do serviço oferecido aos clientes, a logística assume papel fundamental entre as diversas atividades da empresa para atingir seus objetivos. O gerenciamento logístico engloba, portanto, os conceitos de fluxo de compras de matérias-primas, operações de produção e transformação, controle de materiais e processos, bem como produtos acabados, compreendendo também todo o gerenciamento de transporte e distribuição de produtos destinados a vendas, desde depósitos intermediários até a chegada dos produtos aos consumidores finais. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Logisitica empresarial

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   14 páginas

Mais Vendidos administração

Plano de negócios Agência de Turismo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  11/05/2007   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

O trabalho com a música na educação infantil

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  01/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.