Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Mercados com informações assimétricas

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
23 páginas
Nível
avançado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Fundamentação teórica
    1. Incerteza e o mercado de produtos
    2. Implicações das informações assimétricas
    3. Seleção adversa
    4. Sinalização
  2. Mercado de seguros, créditos e garantias
    1. O mercado de seguros
    2. O mercado de crédito
    3. Importância da reputação e da padronização
    4. Sinalização de mercado
    5. Trabalho noturno
    6. Certificados e garantias
  3. Riscos de mercado
    1. Risco moral
    2. O problema da relação agente-principal
    3. Os administradores de hospitais sem fins lucrativos

Esta monografia propõe-se identificar os problemas ocorridos nos mercados quando existem informações assimétricas. Para tal a fundamentação teórica irá abordar a incerteza e o mercado de produtos, as implicações das informações assimétricas, seleção adversa e sinalização. Além disto, irá ser apresentado a utilização da informação assimétrica nos mercados de seguros, créditos e garantias. Ressalta-se que as informações assimétricas podem explicar a razão pelas quais os mercados apresentam divergências de preço tanto para baixo como para cima para produto ou serviços. O que ocorre quando algumas partes possuem mais informações do que outras, dizemos que há assimetria de informação ou "informação assimétrica", que não é inofensiva, conforme veremos, e pode reduzir sensivelmente a eficiência dos sistemas de mercado.
As informações assimétricas são uma característica de muitas situações econômicas. Freqüentemente, o vendedor de um determinado produto conhece mais a respeito do que o comprador. Os trabalhadores geralmente conhecem melhor sua destreza e habilidade do que seus empregadores. Os administradores de empresa sabem mais a respeito dos custos, da posição competitiva e das oportunidades de investimento da empresa do que os proprietários.
As informações assimétricas explicam a razão de muitos arranjos institucionais que ocorrem em nossa sociedade. Elas nos ajudam a compreender por que as empresas automobilísticas oferecem garantias para peças e serviços de automóveis novos, porque empresas e funcionários assinam contratos que incluem incentivos e recompensas e por que os acionistas devem monitorar o comportamento dos administradores de empresas.
Iniciar-se-á examinando uma situação na qual os vendedores de um determinado produto possuem melhores informações sobre sua qualidade do que seus compradores. Mostrar-se-á de que maneira os vendedores podem evitar alguns dos problemas que estão associados às informações assimétricas, enviando sinais aos potenciais compradores a respeito da qualidade de seus produtos. Também que, torna-se dispendioso para os proprietários de empresas privadas monitorar o comportamento de seus administradores. E de que maneira as empresas podem estimular seus administradores a maximizar lucros. Por fim, mostrar que os mercados de trabalho passam a operar de modo ineficiente quando os funcionários dispõem de melhores informações sobre sua propriedade do que seus empregadores.

[...] Restaurantes: com que freqüência você vai a cozinha do restaurante para verificar se o chef está utilizando ingredientes frescos e seguindo as normas sanitárias? Em todos esses casos, o vendedor sabe muito mais a respeito da qualidade do produto do que o comprador. A menos que os vendedores possam oferecer informações sobre a qualidade para seus clientes, as mercadorias e os serviços de baixa qualidade acabarão eliminando as mercadorias e os serviços de alta qualidade do mercado, o que vem a ser uma falha de mercado. [...]


[...] De que maneira uma administração central pode obter informações adequadas com os administradores de cada divisão a respeito dos custos operacionais e de seu potencial de produção? Essa questão é importante pelos seguintes motivos: os produtos de algumas divisões podem ser insumos de outras, as entregas devem ser programadas com os clientes e os preços não podem ser determinados sem que seja conhecida a capacidade e o custo total da produção. Que estrutura de recompensa ou de incentivo deve ser utilizada pela administração central para estimular os administradores das divisões a produzir da maneira mais eficiente possível? [...]


[...] Como deixam claro os chefes, esse medo é justificado: "Não temos como avaliar um funcionário que emprega conhecimento técnico especializado no trabalho com as novas tecnologias", disse um gerente da Xerox, por isso valorizamos aqueles que trabalham a noite". A medida que as empresas se tornam mais relutantes em oferecer estabilidade de empregos e que se intensifica a competição por promoções, os assalariados sofrem cada vez maior pressão para trabalhar horas a mais. Alguém que trabalha 60 ou 70 horas por semana pode ser seu trabalho sob um ângulo otimista: está enviando fortes sinais a empresa CERTIFICADOS E GARANTIAS O papel da sinalização nos mercados de trabalho, também pode ter uma função importante em outros mercados nos quais haja informações assimétricas. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas