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Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Data de Publicação
01/12/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
17 páginas
Nível
avançado
Consultado
18 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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O trabalho com a música na educação infantil

  1. O ensino da música e a formação humana
  2. O tratamento metodológico dado à expressão musical na educação infantil
  3. A importância da música na educação infantil

Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Com o passar do tempo, a criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa movimentação desempenha papel importante em todos os meios de comunicação e expressão que se utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e a dança.
Esta monografia constitui-se em uma proposta de análise sobre a importância do trabalho com a música na Educação Infantil.
Som, ritmo e melodia são elementos básicos, essenciais da música e que podem, na plenitude da expressão musical, despertar e reforçar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender sua atenção e estimular sua vontade.
Ao se envolverem em atividades musicais, as crianças melhoram sua acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, vão se desenvolvendo.
As atividades musicais podem oferecer inúmeras oportunidades para a criança aprimorar sua habilidade motora, controlar os seus músculos e mover-se com desenvoltura.
Neste sentido, questiona-se: até que ponto o trabalho com música pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e no equilíbrio da personalidade?
Acredita-se que vivências de atividades musicais possibilitam um satisfatório desenvolvimento das potencialidades infantis.
Considera-se crucial uma abordagem holística sobre o desenvolvimento da aprendizagem.
Acredita-se, ainda que o projeto de trabalho com atividades musicais viabilizará novos rumos e novas práticas para a educação.
A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi estritamente qualitativa, utilizando-se de revisão de literatura em obras pertinentes ao assunto abordado. Optou-se por este método pois uma boa investigação científica requer um arcabouço teórico que só pode ser obtido em uma bibliografia composta de obras de referência e de trabalhos recentes sobre a matéria.
O estudo encontra-se dividido em três capítulos, a saber: o primeiro capítulo explica a relação da música com a formação humana; o segundo capítulo analisa o tratamento metodológico dado à expressão musical para crianças; o terceiro e último capítulo discute a importância da música na Educação Infantil

[...] O objetivo maior do trabalho com atividades musicais é oferecer possibilidades de sensações de experiências: descobertas auditivas, criações sonoras, primeiras interpretações, jogos de percepção rítmica e melódica, oficinas de instrumentos, enfim, um laboratório musical, dentro das salas de Pré-escola, onde a criança tem a oportunidade de estar interagindo com outras crianças, com o professor, com os pais e com pessoas da comunidade que possam estar colaborando no processo desenvolvido em sala de aula. Quando seleciona-se as músicas que deverão constituir o repertório a ser desenvolvido com os alunos das classes de Pré-escola, quase sempre partimos de parâmetros subjetivos. [...]


[...] Na verdade, antes mesmo de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com um dos elementos fundamentais da música - o ritmo através das pulsações do coração de sua mãe. Antes ainda de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Observando uma criança pequena, podemos vê-la cantarolando um versinho, uma melodia, ou emitindo algum som repetitivo e monótono, balançando-se de uma perna para a outra, ou ainda para a frente e para trás, como que reproduzindo o movimento do acalanto. [...]


[...] O estudo encontra-se dividido em três capítulos, a saber: o primeiro capítulo explica a relação da música com a formação humana; o segundo capítulo analisa o tratamento metodológico dado à expressão musical para crianças; o terceiro e último capítulo discute a importância da música na Educação Infantil O ENSINO DA MÚSICA E A FORMAÇÃO HUMANA O som depende do movimento e não existe na ausência dele. Em termos físicos, o som é uma vibração que chega a nossos ouvidos na forma de ondas que percorrem o ar que nos rodeia. [...]

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