Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Produção e financeira: análise da rentabilidade da produção e terneiros e da produção de animais terminados

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
finanças
Faculdade
Urcamp

Informações do trabalho

Rober M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
36 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Produção e custos
    1. Rentabilidade
  3. Produção rural
    1. Produtividade
  4. Custos da produção de terneiros na propriedade
    1. Custo nutricional
    2. Custo de genética
    3. Custo sanitário
    4. Custo de mão-de-obra
  5. Produção na propriedade em produção de terneiro
    1. Índice de prenhes
  6. Custo do boi terminado na propriedade
    1. Custo nutricional
    2. Custo sanitário
    3. Custo de compra de animais
    4. Custo de compra de animais
    5. Custo de mão-de-obra
    6. Custo total
  7. Produção e receita de criação de bois
  8. Rentabilidade na empresa
  9. Metodologia

O presente trabalho visa proporcionar uma análise da rentabilidade da produção de terneiros e da produção de animais terminados dentro de determinada propriedade. Para tanto, num primeiro momento, se faz necessário uma explanação sobre os custos que envolvem a produção do terneiro, onde se faz presente os custos nutricionais, genéticos, sanitários e de mão-de-obra, além dos custos necessários para a produção do animal terminado, os quais compreendem os custos nutricionais, sanitários, compra de animais e de mão-de-obra. A partir de então, de uma maneira geral, é possível analisar os custos despendidos nesses métodos de produção. Para a compreensão da temática se faz necessário o conhecimento das práticas rurais empregadas, do manejo rural e algumas questões que estão diretamente ligadas ao processo de produção. Para tanto, parte-se de um estudo de caso, realizado em determinada empresa, mediante a coleta e análise de dados, o qual poderá conduzir a uma melhor compreensão das questões que cercam o assunto principal, para que assim, este possa ser compreendido. Dessa maneira, é possível, problematizar a questão, explanando sobre os procedimentos adotados e os custos despendidos, para assim, conduzir a uma conclusão sobre qual o método mais rentável dentre os analisados.Uma ampla visão, sem a intenção de esgotar o tema é a proposta desta monografia.

Palavras-chave: Rentabilidade - produção - custos - receita - lucro.

O gerenciamento da propriedade rural é uma das ferramentas mais importantes e indispensáveis na busca de um gerenciamento sustentável da propriedade e independentemente de sua extensão.
O estudo centrou-se na avaliação dos índices técnicos e econômicos das atividades desenvolvidas.
Trata-se da análise da rentabilidade da produção bovina da empresa Agropecuária Madruga na cidade de Rosário do Sul no período compreendido de 2007 a 2008.
Para tanto, inicialmente faz-se necessário discorrer, de uma maneira geral, sobre a produção e custos e os fatores nestes inseridos, uma vez que, influem diretamente na rentabilidade.
Num segundo momento, dentro da rentabilidade é preciso mensurar o ponto de equilíbrio, assim como compreender para posteriormente contabilizar, os custos do produto, quais sejam, diretos, indiretos, fixos, variáveis, total e unitário.
Cabe ressaltar que na produção rural há muitos custos diretos, indiretos, variáveis e fixos, além das despesas. Ainda há vários fatores que conduzem ao custo total de produção para saber quanto que o produto custa efetivamente e, devido a tais fatores os produtores desconhecem o método de produção melhor para se explorar.

[...] Custos fixo na propridade são os custos de arendamento, mão-de-obra, tanto para a produção de terneiros quanto aprodução de boi pronto para o abate Custo Total e Custo Unitário Custo total é o resultados da soma do custo fixo, diretos, indiretos custos variáveis. Dessa forma o ?Custo total é igual á soma dos custos administrativos , com os custos de comercialização e com os custos de produção? (DUTRA,1995, p.10). No que tange ao custo unitário da unidade animal tem-se, segundo Crepaldi (1998, p. [...]


[...] Tabela custo e receita e lucro na criação de bois: Custo de produção Receita da produção Lucro da produção 7 RENTABILIDADE NA EMPRESA Considerando que o método de produção de terneiros na empresa em 500ha (quinhentos hectares) de outubro de 2006 a maio de 2008, obteve o lucro de (cento e sessenta e três mil, setecentos e quarenta e cinco reais com oitenta e sete centavos) a produção de bois comprados, engordados e vendidos em 500ha (quinhentos hectares), sendo vendidos 500 (quinhentos) bois teve o lucro de (duzentos e dois mil, quinhentos e sessenta e oito reais com oitenta e três centavos), considerando ainda que, nos dois métodos de criação foram submetidos ao mesmo manejo e a campos semelhantes. [...]


[...] Com o manejo nutricional e sanitário adequados, os animais terão um bom desenvolvimento, com grande ganho de peso, chegando os terneiros atingirem, nos meses de abril ou maio, com 7 (sete) a 9 (nove) meses à 210kg em média, prontos para a venda em feiras ou diretamente na propriedade, concluindo assim, o ciclo da produção do terneiro. Após o desmame, os terneiros começam a fase de recria, nesta fase, os animais têm que ter um manejo nutricional eficaz, para apresentarem um crescimento com ganho de peso. [...]

Mais Vendidos administração

Administração de Suprimentos e Logística

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  30/08/2006   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

A importância dos níveis hierárquicos na organização

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  19/09/2007   |  BR   |   .ppt   |   12 páginas

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas