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Tecnologia - custo e importância da inovação nas pequenas e médias empresas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
26 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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5
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  1. Introdução
  2. A decisão de inovar
    1. Aspectos econômicos da inovação
  3. A inovação e o porte das empresas
    1. Características das pequenas empresas
    2. A inovação como um processo estratégico
  4. O sucesso e o fracasso das inovações
    1. Tecnologia e custo da inovação
    2. A tomada de decisão aplicada à administração da inovação
  5. Conclusão
  6. referências bibliográficas

Constata-se a existência de um grave problema para a economia brasileira: a falta de capacidade inovadora das pequenas e médias empresas tradicionais. Essa situação pode ser considerada ainda mais crítica se for levado em conta que a maioria das grandes empresas que atuam no mercado nacional não são de origem brasileira. Assim, quando se considera as especificidades da administração de uma pequena ou média empresa, aliadas à escassez de estudos sobre a inovação em empresas desse porte, pode-se supor que a administração dos seus processos de inovação esteja carecendo de informações para sua estruturação de forma competitiva. Nesse sentido, esta monografia objetiva versar sobre a gestão da inovação nas pequenas e médias empresas.

[...] Organização e métodos: uma visão holística ed. São Paulo: Atlas DOSI, G. Technical change and industrial transformation. New York: St. Martin's Press FREEMAN, SOETE, L. The economics of industrial innovation ed. Cambridge: MIT Press FURTADO, C. O capitalismo global ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra HAMEL, PRAHALAD, C. K. Competing for the future. Boston: HBS KAMM, J. B. An integrative approach to managing innovation. Lexington: Lexington Books KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média empresa competitiva. São Paulo: IEGE LAROUSSE CULTURAL. [...]


[...] CONCLUSÃO O processo de inovação nas pequenas e médias empresas é fortemente influenciado pelos fornecedores e clientes. Em geral, essa influência se dá através do contato pessoal entre as empresas e é reforçado pela proximidade geográfica. Tal fato permite inferir que a pequena empresa é muito mais susceptível ao contexto regional no qual se insere do que a grande empresa. O processo de inovação se inicia interna ou externamente à empresa e tem continuidade através das diversas etapas, utilizando-se dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, bem como procurando atender às necessidades e aspirações da sociedade. [...]


[...] Os autores identificaram na literatura econômica cinco fatores que evidenciam vantagens comparativas da grande empresa nas atividades inovadoras: A atividade inovadora requer um alto custo fixo; Somente as empresas que podem conseguir, ao menos temporariamente, controle do mercado, irão escolher a inovação como um meio para maximização do lucro; P&D é um investimento de risco e geralmente alto; as pequenas empresas se tornam vulneráveis à medida que investem uma grande parte de seus recursos em um simples projeto. Ao contrário, as grandes empresas podem investir numa carteira de projetos, diluindo, assim, os riscos e se tornando menos vulneráveis. [...]

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