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auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Data de Publicação
05/07/2007
Idioma
português
Formato
.ppt
Tipo
palestra
Número de páginas
18 diapositivo
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A qualidade total nas pequenas e médias empresas

A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços, baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias. Na segunda metade da década de 1990, começaram a aparecer resultados demonstrando uma redução na eficácia da TQM em empresas dos mais diversos setores. Inicialmente, muitas empresas passaram a buscar na reengenharia a solução para seus problemas com a TQM.

[...] No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços, baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias. Na segunda metade da década de 1990, começaram a aparecer resultados demonstrando uma redução na eficácia da TQM em empresas dos mais diversos setores. Inicialmente, muitas empresas passaram a buscar na reengenharia a solução para seus problemas com a TQM. [...]


[...] REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Uma organização que pretenda ser capaz de entregar produtos e serviços de qualidade aos seus clientes precisa que todos os seus departamentos e áreas funcionais excedam seu desempenho e não somente a área de operações. Não é suficiente um item ser produzido de acordo com suas especificações, se o projeto não atende às necessidades dos clientes. É necessário integrar as diversas ações nas mais variadas áreas, para que estas conduzam a empresa à competitividade duradoura. [...]

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