Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
pesquisa de mercado
Número de páginas
21 páginas
Nível
Para todos
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Análises contextuais do setor comercial de pet shop

  1. O foco no cliente
    1. Conceitos
    2. O cliente e a sua satisfação
    3. Atendendo com qualidade ao cliente
  2. O setor comercial de Pet Shop
    1. Análises Contextuais
    2. As pesquisas no mercado Pet Shop
  3. Marketing de relacionamento como estratégia para a fidelização de clientes
    1. Fatores que levam ao sucesso através do marketing de relacionamento
    2. Clientes
    3. Cultura e valores
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Nos tempos atuais, diante de uma acirrada concorrência empresarial e das mudanças comportamentais, o impulso para a melhoria do desempenho operacional e organizacional tem sido uma busca constante. Já a muito tempo, a principal maneira de avaliar a economia é a produtividade, buscando-a incessantemente quase que sem nenhuma base humanística.

Nos tempos modernos a produtividade é uma necessidade da competitividade, mas a velocidade e a flexibilidade surgiram com novas exigências. Desta forma a necessidade de velocidade e de flexibilidade para atender às exigências do mercado tem colocado um peso extra na gestão empresarial, exigindo métodos e estratégias inovadoras.

Amplamente falando inovar significa desprender-se de paradigmas inadequados para interpretar um mundo tendente a globalização no qual o valor humano e a valorização do cliente/consumidor fazem parte da essencialidade e não do acessório.

Acredita-se que empresários, gerentes e administradores, aqueles responsáveis pelo destino das organizações, terão de ligar suas antenas, serem melhores leitores do contexto que os cerca e revisar seus pressupostos e crenças pessoais, buscando incorporar em sua estrutura e em sua dinâmica interna as mudanças que ocorrem no ambiente que as circunda.

Neste sentido, o ambiente em que as empresas de pet shop estão inseridas atualmente requer empresas que tenham como função o atendimento e a satisfação das necessidades de uma clientela específica e que para desempenhar suas funções necessitam: de objetivos claros para não perder seu rumo; de recursos humanos competentes e motivados para materializar seus objetivos; de informações precisas e que circulem; de políticas que funcionem como parâmetros facilitadores da consecução dos objetivos; de estratégias que determinem o como operar; de uma noção sistêmica, que permita que elas sejam gerenciadas a partir de uma ótica mais globalista, evitando que as concepções de unidades isoladas prevaleçam sobre a visão do todo e finalmente de uma estrutura que é a roupagem final para garantir a consecução dos seus objetivos.

[...] Cita-se então que o marketing dentro da empresa de pet shop não deve ser mais uma função, mas uma forma de fazer negócios, que integra o cliente à elaboração do produto e dos serviços oferecidos a seus animais de estimação, desenvolvendo um processo sistemático de interação que dará segurança na relação cliente-empresa, onde percebe-se uma mudança fundamental no papel e no objetivo do marketing; que agora passa de manipulador a integrador do cliente, de dizer e vender, a comunicar e partilhar conhecimentos; do último lugar ao campeão de credibilidade entre este tipo de empresas. [...]


[...] QUADRO 1 - ESTIMATIVA MÉDIA DO FATURAMENTO BRUTO MENSAL DE UM PET SHOP em % em e medicação Fonte: Rede Alvorada de pet shop, fornecido por Francisco Venturi Régis QUADRO 2 - MAIORES EMPRESAS DO MUNDO DE DEFENSIVOS ANIMAIS Empresa Total em 2005 bilhões Upjohn Fonte: Vivash-Jones International QUADRO 3 - SEGMENTO DE CONSUMO DE RAÇÕES EM 2005 Por setor em % Avicultura 56 Suínos 31 Bovinos 6 Outros 3,8 Pet Food 2 Eqüinos 1 Peixes 0,2 Fonte: Sindirações e Anfar QUADRO 4 - PRODUÇÃO NACIONAL DE RAÇÕES (EM MILHÕES DE TONELADAS POR ESPÉCIE) *Previsão Fonte: Sindirações e Anfar QUADRO 5 - MAIORES PRODUTORES NACIONAIS DE RAÇÃO PARA CÃES Empresa em % Éffem 44 Purina 21 Mogiana 10 Cargill 5 Fonte: AC Nielsen Brasil (2005) QUADRO 6 - MAIORES PRODUTORES NACIONAIS DE RAÇÃO PARA GATOS Empresa em % Éffem 60 Purina 26 Mogiana 7 Cargill 5 Fonte: AC Nielsen Brasil (2005) 3. [...]


[...] Desta forma, através de um marketing de relacionamento, onde existe confiança, prontidão, eficiência e qualidade, o cliente do pet shop só tende a voltar e se tornar da empresa de forma até vitalícia de seu animal. BIBLIOGRAFIA BLECHER, Nelson. O marketing emerge. In: Exame. São Paulo mai 2002. BRETZKE, M. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Atlas CHALMERS, C. Marketing gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus CHANG, Y. [...]

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