Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Escola, educação ambiental e os meios de comunicação

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Educação, educação ambiental e mídia

Sabe-se que, nos últimos anos, houve um aumento, mesmo que superficial, do interesse dos meios de comunicação em divulgar assuntos relacionados ao meio ambiente. Talvez tal mudança tenha acontecido por uma necessidade de mostrar aquilo que está sendo discutido eventos globais relacionados ao tema e assuntos pontuais envolvendo as questões ambientais.
O importante é questionar de quem seria a responsabilidade de tentar mudar alguns valores e atitudes que possam estar relacionados com o tema em questão. Pois apesar da mudança de atitude de alguns veículos de comunicação, as questões ambientais ainda são um assunto que, normalmente, não aparece com a devida importância e sim de forma pontual e secundária, pois há um jogo de interesses políticos, econômicos e sociais que marginalizam tal assunto.
Após leituras comparativas, observou-se que um dos principais meios de provocar uma mudança de comportamento, principalmente, nas crianças e jovens, é através da escola, lugar que tem a missão de ensinar valores e cidadania. Percebe-se, também, que as instituições responsáveis pelo ensino devem estar comprometidas com seus profissionais da educação para que estes tenham uma melhor preparação, para que possam utilizar os programas veiculados pela mídia em suas atividades educacionais.

[...] É no dia a dia, sobre a realidade sócio-ambiental que iremos ter uma visão globalizada do ambiente. É na articulação com o outro que iremos alcançar a consciência pública, para gerar mudanças na qualidade de vida. É por meio da comunicação que iremos adquirir e divulgar conhecimentos e qualificações capazes de ajudar a sociedade na busca de soluções para os problemas ambientais inter-relacionados e a prevenir sua ?reaparição?. A missão é nobre e urgente, cabe aos educadores de todos os níveis encontrar os meios de colocá-la em [...]


[...] Deve-se romper com a prática do pensamento isolado dentro de cada departamento, aumentando a dimensão globalista de cada tema e objeto real de estudo sobretudo, não se pode perder a dimensão humanista do pensamento (Buarque in: Sato, 2003). Estamos mergulhados num oceano de informações, e em nenhum outro momento da história, a informação esteve tão presente no cotidiano do homem como nos dias atuais. Não há democracia onde a sociedade não possa receber e enviar informações (Dias, 2003).O problema está no fato de não haver compromisso dos responsáveis pelos meios de comunicação em serem capazes de aceitar o desafio de um trabalho transparente. [...]


[...] Existem idéias e valores sendo divulgados pelos meios de comunicação que, talvez, não estejam de acordo com os princípios de alguns, mas que influenciam por serem tratados de maneira banal e natural, pois a mídia age fazendo com que haja uma normalização de nossos corpos, mentes, vontades, valores. Tal normalização é experimentada a partir de ensinamentos a que temos acesso cotidianamente e que funcionam pela redundância (Fischer, 2003), e isso faz com que as pessoas com menos senso crítico, possam se deixar influenciar, pois querem felizes? e fazer parte daquela sociedade difundida pelos meios, onde tudo é bonito e harmonioso. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Educação começa na escola

 Direito e contrato   |  Administrativo   |  Estudo   |  26/03/2007   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Currículo e transversalidade na educação ambiental

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Estudo dirigido   |  11/03/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Últimos trabalhos comunicação

Relações interpessoais: funcionamento e desenvolvimento do grupo

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Estudo   |  16/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   25 páginas

Panorama do carnaval pernambucano

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Monografia   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   38 páginas