Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Técnicas de produção de textos no 1o grau. A produção de histórias com conteúdo contraditório

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
35 páginas
Nível
Especializado
Consultado
189 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. As práticas do ensino da escrita da língua portuguesa
    1. O texto como objeto de ensino - aprendizagem
    2. A Produção de Texto sob a Ótica do Liberalismo
    3. A postura do professor diante da produção de texto
    4. A Psicogênese da Língua Escrita
    5. O papel da Oralidade na Escrita
    6. Produção de textos e leitura
  3. Encaminhamento metodológico
  4. Conclusão
  5. Parte referencial
    1. Metodologia
    2. Descrição dos instrumentos
  6. Conclusão
  7. referências bibliográficas

?Técnicas de Produção de Textos no 1o Grau. A produção de Histórias com Conteúdo Contraditório? apresenta, uma parte de fundamentação teórica e outra, prática. A fundamentação teórica está embasada em diversos autores tais como Saviani, Bakhtin, Lima, Soares e outros para os quais o ato de ler e escrever pode ser analisado sob diversos ângulos. É através da leitura e da produção de textos que o aluno desenvolve a sua capacidade de comunicar-se, elaborar hipóteses, treinando o seu pensamento crítico e seus direitos de cidadania. A parte prática constou da aplicação de atividades desenvolvidas com a 4a série do 1o grau, do Colégio Estadual ?Olavo Bilac?, oferecendo textos para a produção contraditória, em que as crianças treinaram os diversos valores e formas de produzir textos utilizando os fatos geradores só que sempre ao contrário.

[...] Uma vez que não se pode prever e orientá-la no específico, convém formar a sua inteligência de tal modo que possa fazer frente aos problemas com os quais se deparará, encontrando soluções para os mesmos. Daí dizer-se que na escola tradicional busca-se o ?saber-aprender, saber-julgar, saber- resolver? (Ibidem: o que dará ao aluno uma versatilidade no sentido de transferir os benefícios do aprendizado de uma disciplina para outras. A cultura geral também é vista como um instrumento a serviço do desenvolvimento da personalidade da criança, isto é, a partir do conhecimento. [...]


[...] Também temos por objetivo, analisar e reconhecer os diferentes tipos de textos que o aluno vivencia e reproduz e observar algumas técnicas que podem auxiliá-los no desenvolvimento da produção de textos, citando como exemplo a técnica do ?contraditório?, onde o aluno recebe um texto pronto como fato gerador, que após estudado e discutido deverá ser trabalhado de forma contrária a que foi interpretada - as práticas do ensino da escrita da língua portuguesa Na observação de trabalhos anteriores, verificou-se que o ensino da escrita da linguagem portuguesa deve centrar-se em três práticas: prática da leitura de textos; - prática de produção de textos; - prática da análise lingüística. [...]


[...] O objetivo maior de tal educação era conferir meios para a adaptação à sociedade no presente e no futuro, através de métodos variados e progressivos, ativos, concretos e criadores, personalizados e cooperativas, cujos defensores foram, dentre outros: Dewey, Decroly, Montessori, Claparède, Freinet, Cousinet, Killpatrick. Esses pesquisadores intentavam a implantação de . uma educação distinta da ministrada nas escolas oficiais (estatais e religiosas) (Ibidem:18). Segundo Gramsci, participação das amplas massas na escola média leva consigo a tendência de afrouxar a disciplina do estudo, a provocar facilidades? (Apud Ghiraldelli, 1987: isso porque no início desse século, quando floresceu a pedagogia nova, a classe burguesa sabia que estancar o contínuo crescimento das escolas não era possível. [...]

Últimos trabalhos comunicação

Relações interpessoais: funcionamento e desenvolvimento do grupo

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Estudo   |  16/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   25 páginas

Panorama do carnaval pernambucano

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Monografia   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   38 páginas