Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Estudo de caso : planejamento de comunicação de uma pousada

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
UNITRI

Informações do trabalho

FRANCISCO CARLOS S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
31 páginas
Nível
Para todos
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A agência
  2. O cliente: pousada aconchego
  3. O serviço de hospedagem
  4. Histórico de serviço de hospedagem no Brasil
  5. Descrição do produto / serviço
  6. Situação de mercado
  7. Concorrentes
  8. Análise swot ( strenghts, weaknesses, opportunities, threats)
  9. Posicionamento da marca
  10. Público-alvo ou target
  11. Objetivos e estratégias de comunicação
  12. Ações de comunicação
  13. Determinação da verba
  14. Dos sistemas de avaliação

A publicidade é uma das áreas da comunicação social que, nos últimos anos tem crescido bastante, o Brasil vem se destacando no mundo inteiro pela criatividade de suas propagandas. A publicidade é uma das maiores forças da atualidade, ela impulsiona o desenvolvimento econômico de um país.

O desenvolvimento de um país está diretamente vinculado à produção, esta cresce à medida que aumenta a venda dos produtos e a publicidade estimula as vendas, criando predisposição para o consumo.

Em Alagoas, especificamente, em Maceió a publicidade e a propaganda despontam com grande expectativa de projeção e sucesso, as universidades estão investindo no curso, possibilitando a inserção de profissionais recém formados no mercado alagoano. É o caso do CEFET - Al, Centro Federal de Educação de Alagoas, que inseriu o curso no inicio de 2001, sendo o primeiro estabelecimento a formar publicitário em Maceió.

As agências de propaganda locais estão percebendo esta situação de mudança no mercado, por isso começam a interagir com os novos profissionais, dando-lhes oportunidades de inserção no mercado, através de estágios.

A agência de propaganda pioneira em Maceió foi a Publicar, fundada em agosto de 1973 por Arnaldo Costa e Reinaldo Cavalcante. Hoje ela passa por um processo de mudança e atualização. A Chama Publicidade, também foi uma das primeiras, fundada em maio de 1976 pelo radialista Edécio Lopes e o publicitário Jorge Silva dos Santos e está entre as agências que se destacam atualmente em Alagoas. Além destas, o mercado publicitário alagoano conta com serviços das agências: Antares, Arte Cetera, Engenho, Six Propaganda, Griffith Propaganda, Logrotta, Promaika Comunicação, entre outras.

As novas agências que despontam no mercado publicitário alagoano lutam, acirradamente, pela conquista do seu espaço. É o caso de agências como a Duck, que foi premiada com o ?galo de ouro?, no festival internacional de propaganda de Gramado, em 2003.

Novas agências surgem, em Maceió, numa proporção nunca vista antes, como a Mirimbé, a Dogma Comunicação, Escambo, entre outras. Algumas são formadas por alunos do CEFET.
Em meio a esta competição, nós que fazemos parte da XW Comunicação e Propaganda, temos a satisfação de ser mais uma agência no mercado alagoano. Temos a consciência do compromisso e da responsabilidade da utilização de técnicas e mecanismos da publicidade como também da propaganda para transformar a mentalidade e hábitos da população. Buscamos assim, os aspectos positivos para influenciarmos as pessoas de forma construtiva, buscando o crescimento social, econômico e humano.

[...] Público atual da Pousada Aconchego / Perfil Demográfico Idade De 25 a 55 anos Sexo Ambos os sexos Renda mensal mínima Cinco salários mínimos Região Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo Religião Católica O target que pretendemos atingir são homens e mulheres na faixa etária de 18 a 50 anos, que já se hospedaram e que por algum motivo não retornaram ou que tenham tomado conhecimento da pousada através de amigos ou da internet; solteiros e casados que estejam ou não em lua de mel, que possuam uma renda mensal de cinco a seis salários mínimos e que residam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, além dos demais estados brasileiros e outros países; que pretendam permanecer hospedado por um período mínimo de cinco dias na alta temporada e sete dias na baixa temporada; surfistas entre 14 a 25 aos e que pretendam permanecer hospedados um ou dois dias mesmo após os campeonatos. [...]


[...] A Pousada Aconchego está inserida, neste cenário, entre as 14 pousadas de Marechal Deodoro Pesquisa A pesquisa é um dado de fundamental importância para o planejamento e execução de campanhas publicitárias. É através de pesquisas, que detectamos problemas e oportunidades, identificamos quais os diferenciais competitivos entre produtos e serviços concorrentes, a aceitação destes produtos ou serviços no mercado, seu potencial competitivo e ou modificação nos já existentes. A pesquisa analisa também os clientes presentes e futuros através do seu perfil socioeconômico, hábitos, costumes e preferências. [...]


[...] Análise SWOT ( Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas privadas como parte do planejamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Como o próprio nome já diz, a idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. [...]

Últimos trabalhos comunicação

Relações interpessoais: funcionamento e desenvolvimento do grupo

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Estudo   |  16/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   25 páginas

Panorama do carnaval pernambucano

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Monografia   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   38 páginas