Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Pesquisa de mercado : custos aplicados em agência de propaganda e publicidade

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Vanessa C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
51 páginas
Nível
avançado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Contabilidade
  2. Contabilidade de custos
  3. Contabilidade gerencial
  4. Custos nas empresas de serviços
  5. Custos aplicados em agência de propaganda e publicidade

O estudo visou apurar os custos totais de serviços de uma empresa do ramo de propaganda e publicidade localizada no município de Sinop, no período de junho e julho de 2006. O objetivo foi enfocar os controles gerenciais que envolvem todos os membros da organização, desde captação, planejamento, criação, apresentação, aprovação, finalização, veiculação e controle de resultado.
Atualmente a competitividade, é cada vez mais intensa na vida da empresa, e a Contabilidade de custos é uma ferramenta adequada para a apuração dos custos gerando informações confiáveis e precisas, e dessa forma possibilitando às empresas segurança e agilidade na tomada de decisões. Em nosso país, o setor de serviços vem crescendo e fortalecendo a economia, com grande percentual de geração de emprego e lucro nas diversas áreas de prestação de serviços, como serviço de propaganda e publicidade, que é nosso foco nesse trabalho.
O estudo decorre da necessidade de se elaborar um sistema de custo que permita apurar os custos dos serviços. E também que este sistema de custeio permita ainda o acompanhamento e análise dos gastos da empresa servindo de base para melhorar a utilização de recursos e baixar os custos dos serviços. Isso porque nem sempre é possível aplicar a tabela de preços referências estabelecida pelo Sindicato da categoria. Muitas vezes seguir a tabela significa perder clientes.
Para tanto, é necessário o auxílio do contador, que tem o conhecimento dos sistemas de custeio, e passará a identificar a forma de apropriar, registrar e apontar os elementos formadores dos custos dos produtos ou serviços, observando que seja aplicado um sistema condizente com a realidade de cada organização.
A atividade de prestação de serviços da agência consiste na elaboração de campanhas de propaganda para serem veiculadas em diversos meios TV, rádio, jornal, revistas, internet, outdoors etc.
Os serviços são contratados por empresas públicas ou privadas. Essas contratações podem ser mensais, semestrais ou anuais. Tudo vai depender das necessidades do cliente e do produto a ser divulgado. De qualquer forma, sempre é necessário fazer um planejamento. E até mesmo esse planejamento já tem custo. O principal insumo nesta atividade é a mão-de-obra humana. É regido pela criatividade e pelo talento.
O sistema de custos é o agrupamento de componentes do custo, como materiais, depreciação, mão-de-obra e despesas gerais de produção. Custo é definido como a expressão monetária dos recursos utilizados para a produção de certos produtos ou serviços. Os responsáveis por esta escolha podem ser os empresários e os contadores.
A grande maioria das agências de propaganda, principalmente em Sinop, trabalha sem um sistema de apuração e controle dos custos em relação a cada serviço realizado, ou a cada ordem de serviço. Devido a essa deficiência, tais empresas sofrem com a falta de receita. Assim, acabam prestando serviço de média ou baixa qualidade. Conhecendo seus custos terão condições para melhorar sua capacidade de atendimento dos clientes.
Esta pesquisa objetivou implantar um controle de custos, aplicando um sistema de custeio para setor de serviço e que possa servir como ferramenta de auxílio gerencial. Objetivou, ainda: identificar e classificar os custos da empresa; demonstrar os custos por ordem de serviço; demonstrar qual serviço é mais rentável para empresa; demonstrar as tabelas e cálculos para identificar os custos dos serviços da agência.
A pesquisa foi realizada em duas partes: a primeira bibliográfica e, desta maneira, buscou nas fontes pertinentes (livros, revistas, artigos, internet) o máximo de interpretação do tema, seja teórica, seja histórica; a segunda, no estudo de caso, que foi realizado em uma empresa prestadora de serviços do ramo de agência de publicidade e propaganda, localizada no município de Sinop.
Para alcançarmos nosso objetivo fizemos uso do método qualitativo tomando como base os dados fornecidos pelos administradores, questionamentos e entrevista. E no método quantitativo, foi utilizado o estudo de caso com confrontação e análise da documentação.
O nosso estudo de caso levantou dados e cálculos para elaboração de planilhas e relatórios com a função de controle e planejamento, permitindo conhecer as reais causas de aumento ou redução do lucro.
Desta forma, após coletarmos os dados por meio do estudo realizou-se uma tabulação das respostas para chegarmos à finalização deste trabalho, que é conhecer os custos que envolvem uma empresa prestadora de serviços do ramo de agência de publicidade e propaganda.

[...] As indústrias buscaram sair da oficina artesanal para a produção em grande escala, a Contabilidade de Custos surge então, como tentativa de avaliar os estoques disponíveis em um determinado período operacional, onde se procurava identificar o valor dos produtos fabricados e vendidos. De acordo com Padovesi a Contabilidade de Custos: É o ramo da ciência contábil especializada na gestão econômica do custo e dos preços de venda dos produtos oferecidos pelas empresas. Em linhas gerais, podemos dizer que a necessidade de um ramo específico da ciência contábil para dedicar-se à questão dos custos nasceu com a Revolução Industrial, no século XVIII, com o advento de novas invenções e dos primeiros processos automatizados, quando iniciou-se a produção em massa contrapondo-se à produção artesanal (PADOVEZI p.05). [...]


[...] É importante destacar hoje, na era da informação, a colaboração dada à contabilidade de custos pelos sistemas de processamento eletrônico de dados, pois estes permitem apurar as informações com maior velocidade e sem margem de erro, aumentando a confiabilidade dos resultados obtidos CUSTOS APLICADOS EM AGÊNCIA DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE O advento da globalização impulsionou ainda mais a mídia como uma ferramenta indispensável para a difusão de produtos e serviços. O que já era necessário passou a ser imprescindível, e hoje, mais que, nunca, a propaganda se reafirma como sendo essência do negócio?. [...]


[...] Mesmo com as limitações do gerenciamento dos custos e despesas por parte das empresas de serviços, é que a sua utilização pode ser compreendida como relevante para os administradores, pois as empresas, para tomarem decisões eficientes, necessitam dispor de informações, tendo em mente como criar e aumentar receitas, com olhar a continuidade da empresa Contabilidade Gerencial Entende-se que a Contabilidade Gerencial é responsável pelo planejamento e análise gerencial que permite a avaliação constante da situação econômica e financeira da empresa. [...]

Últimos trabalhos comunicação

Relações interpessoais: funcionamento e desenvolvimento do grupo

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Estudo   |  16/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   25 páginas

Panorama do carnaval pernambucano

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Monografia   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   38 páginas