Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A prestação de serviços mantida pelo contador junto às pequenas empresas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Armênio C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. História da contabilidade
    1. A importância da Contabilidade na atualidade
    2. Os usuários
    3. Áreas de atuação do profissional contábil
    4. Contador
    5. Auditor
    6. Analista Financeiro
    7. Perito Contábil
    8. Consultor Contábil
    9. Cargos Administrativos
  2. A prestação de serviços de contabilidade nas pequenas empresas
  3. A busca por resultados organizacionais positivos
    1. Os sistemas de informação nas pequenas empresas
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

O Brasil, atualmente, encontra-se inserido em um espaço organizacional mais diversificado, desenvolvido e principalmente competitivo, fazendo com que os gestores, mesmo os de pequenas empresas busquem transformações nas estruturas internas das Organizações, visando ao aperfeiçoamento tanto dos métodos gerenciais globais quanto dos métodos gerenciais financeiros.
Nesse sentido, questiona-se: como se efetiva a relação de prestação de serviços mantida pelo contador junto às pequenas empresas de forma que seja relevante para a otimização do gerenciamento financeiro?
Este estudo tem por objetivo demonstrar a importância da contabilidade nas pequenas empresas, transformando-se em um sistema de informação de relatórios gerenciais e transações econômicas das empresas, deixando, desta maneira de ocupar posição estática junto à administração e tornando-se mais dinâmica, tanto no planejamento empresarial quanto nas demonstrações de resultados de exercícios.
A delimitação do tema do presente trabalho foca-se sobre as pequenas empresas, apresentando definições sobre estas, bem como as dificuldades encontradas na conceituação de uma pequena ou média empresa considerando-se somente sua receita ou seu número de funcionários. Acredita-se que para classificar uma empresa como pequena ou média, é preciso considerar as atividades desenvolvidas por estas entidades.
Apresenta-se também os altos índices de falência das pequenas empresas no Brasil, demonstrando suas particularidades e analisando a relação estritamente societária e fiscal da maior parte dessas empresas com a contabilidade.
Este estudo se justifica e se faz relevante pois sabendo-se que a informação e os relatórios contábeis são ferramentas extremamente eficientes para a tomada de decisões, esta deve atender às expectativas e aos objetivos a que se destina, sendo realizada de forma ética e transparente. Aqueles que se preocupam em construir uma carreira sólida respeitada e com um elevado grau de credibilidade devem estar atentos às implicações éticas de suas decisões, principalmente na prestação de serviços a uma empresa.
A Contabilidade moderna deve ter estrutura que a permita ser um instrumento de informação, de tomada de decisão e de controle, fornecendo informações que atendam de forma plena os objetivos de seus clientes.
Discutir-se-á, nesta monografia os principais objetivos da Contabilidade Moderna, dando-se especial enfoque à necessidade das informações contábeis às pequenas empresas usuárias dessas informações.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] Estudando a contribuição da Contabilidade Financeira, especificamente o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e a Demonstração do Fluxo de Caixa, em oferecer informações para gestores de pequenas empresas, Shank e Govindarajan (1997, p.34-37), detectaram limitações informacionais e sugeriram a oferta de informações a partir de métricas que atendam: ?padrões de capital investido; alterações na margem de lucro; receita por empregado; custo por procedimento ou modalidade; aumento de receitas, volumes e mix de procedimentos? Os Sistemas de Informação nas pequenas empresas A cada instante, o homem é desafiado a romper com os limites e resolver problemas que surgem, provocados pelas mudanças, e a lidar com uma grande quantidade de informações, sempre mais velozes. [...]


[...] Nesse sentido, a função básica do contador é ?produzir informações úteis às pequenas empresas, auxiliando-as na tomada de decisões? (MARTINS p.145). Ressaltemos, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco O planejamento orçamentário O orçamento se constitui num instrumento de grande valia no apoio à gestão empresarial. Embora se constitua numa ferramenta gerencial, muitos administradores, especialmente aqueles que ainda não experimentaram a técnica orçamentária, ignoram seus benefícios. [...]


[...] Para Shank e Govindarajan (2001, p.112), dentre as relações da Contabilidade com a informática, as abordagens sobre "corpo de conhecimento" e "meio facilitador" merecem destaque: o corpo de conhecimento é discutido pelas entidades, instituições de ensino e órgãos reguladores do ensino como sendo o conteúdo a ser explorado pelo contador em sua atuação profissional, abordando sistemas, teorias de sistemas, sistemas de informações contábeis, recursos computacionais (lzardware e software), arquitetura de sistemas, conectividade, linguagens de programação, aplicativos específicos, gerenciadores de bancos de dados, buscando permitir que a cultura e o conhecimento do contador seja expandido nesta área de tecnologia; o meio facilitador explora o uso de recursos tecnológicos, auxiliando no ensino. [...]

mais Pontuados contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas

Últimos trabalhos contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas

Consultoria contábil : uma nova perspectiva da profissão contábil

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  26/12/2009   |  BR   |   .doc   |   18 páginas