Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Contabilidade das empresas imobiliárias

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
contabilidade
Faculdade
Seune

Informações do trabalho

Paulo Alberto S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
24 páginas
Nível
Para todos
Consultado
12 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conceito e campo de aplicação
  2. Operações imobiliária
  3. Regimes contratuais utilizados na construção civil
  4. Planificação contábil
  5. Teoria da formação dos custos
  6. Custos dos imóveis vendidos
  7. Efetivação ou realização da venda
  8. Resultados de vendas à vista e a prazo

A contabilidade é a ciência do patrimônio individual, o empreendimento em ação, a entidade, que estuda sua dinâmica e estática, quantitativa e qualitativamente, de forma a explicar suas causas e seus efeitos.
Aplicada, a contabilidade tem sua utilidade quando os usuários de seus relatos tomam decisões baseadas neles, controlam suas ações em função deles e conhecem, de forma a não restar dúvidas, o perfil de seu patrimônio e suas modificações no tempo, também baseados nesses relatos.
Aplica-se a contabilidade universalmente, porém respeitando as características próprias de cada entidade e de seu tipo de negócio.
A atividade imobiliária compreende o desmembramento de terrenos, loteamento, incorporação de imóveis, construção própria ou condomínio, locação de imóveis próprios ou de terceiros e administração de centros comerciais, Shopping Centers e condomínios residenciais.
Quando essas atividades envolvem imóveis próprios ? os fatores que afetam a contabilidade dizem respeito ao processo de construção, venda, locação e administração.

[...] Finalmente, os registros levam os saldos respectivos das contas de resultado(receita e despesa) para a apuração do lucro do período: DÉBITO: RECEITA DE VENDA DE IMÓVEIS CRÉDITO: APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DÉBITO: APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO CRÉDITO: CUSTO DOS IMÓVEIS VENDIDOS EXEMPLO: A construtora Alfa construiu para venda um prédio de 6 apartamentos com idêntica área de construção e mesmo padrão de acabamento, tendo terminado a obra no mês de fevereiro de 199X cujo custo de construção, incluindo o terreno e as despesas de legalização, soma O referido custo foi contabilizado, primeiramente, à conta do Ativo circulante ?Obras em andamento empreendimento até o término da obra, tendo sido depois apropriado a cada unidade, mediante rateio baseado em critério usual no tipo de empreendimento imobiliário considerado. [...]


[...] Circ.) Histórico: Vlr. recb. Ref. Sinal da venda rel. unidade nº 1 do empreendimento vendida n/data 300,00 pelo recebimento da parte final da venda DÈB.: Caixa (at. Cir.) CRÈD.:Devedores por compra de imóveis(at. Circ.) Histórico: Vlr. receb. Ref. parte final da unidade nº 1 do empreendimento A demonstração do Resultado se apresenta, neste momento, da seguinte forma: Receita com Venda de Imóveis Custo dos Imóveis Vendidos ( 1.500 Lucro Bruto 800,00 Venda em Prestação Nas vendas a prazo ou a prestação, o imóvel é entregue ao cliente sob contrato de promessa de compra e venda, e o recebimento do montante pode ocorrer no exercício, no exercício seguinte ou após o exercício seguinte. [...]


[...] 200,00 - Conta de Controle de Custos Orçados loteamento (Passivo Circulante) Histórico: Transferência desta a 1º conta do Custo Orçado para conclusão do empreendimento Relativo a unidade nº 001, vendida nesta à medida que forem sendo executadas as obras de infra-estrutura, a empresa iria registrando em sua contabilidade da seguinte forma: Déb.: Empreendimentos Imobiliários Loteamento (Ativo Circulante) Obras de infra-estrutura Créd.: Fornecedores/Caixa /Bancos Histórico: Valor: Valor dos custos das benfeitorias realizadas no empreendimento supra. Quando do término das obras de infra-estrutura: Déb.: Custos Orçados Loteamento (Passivo Circulante) Créd.: Empreendimentos imobiliários loteamento (Ativo Circulante)- obras de infra-estrutura Histórico: Valor: Transferência da 2º conta 1º conta, Valor dos custos orçados proporcionais á unidade nº 001, vendida. [...]

mais Pontuados contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas

Últimos trabalhos contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas

Consultoria contábil : uma nova perspectiva da profissão contábil

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  26/12/2009   |  BR   |   .doc   |   18 páginas