Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Fluxo de caixa – importância, composição e aplicação nas empresas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
contabilidade
Faculdade
Seune

Informações do trabalho

Paulo Alberto S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Para todos
Consultado
9 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Aspectos globais do fluxo de caixa na contabilidade
  2. A utilização do fluxo de caixa nas empresas
  3. Métodos para elaboração da demonstração dos fluxos de caixa
  4. Fluxo de caixa - aspectos complementares e modelo

O objetivo principal do trabalho ?Fluxo de Caixa ? Importância, Composição e Aplicação nas empresas? é estabelecer um estudo sobre a importância e a aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas. O desenvolvimento desse tema envolve, inicialmente, discussões sobre as conceituações gerais básicas, além de justificar sua importância e a utilização de demonstrativos de Fluxo de Caixa como ferramentas indispensáveis à boa gestão das organizações. Conceitua os tipos de Fluxos de Caixa. Indica os vários elementos que devem compor o fluxo e as formas adequadas para a análise e utilização. Mostra também as transações que afetam e não afetam o caixa.

Com a nova conjuntura econômica mundial, se exige que o administrador financeiro esteja preparado para os novos desafios. Hoje, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa. Porém só será possível, se for realizado com a participação e integração de todos os responsáveis pela empresa.

No processo de elaboração do fluxo de caixa deverão ser utilizadas técnicas gerenciais para se projetar as vendas e os custos da empresa, de forma que não existam desperdícios para os seus caixas.

O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro.

A metodologia utilizada neste trabalho científico foi de pesquisas bibliográficas, artigos publicados e pesquisas na Internet.
No capítulo 1, serão tratados os aspectos globais do Fluxo de Caixa na Contabilidade. No capítulo 2, será tratada a utilização do Fluxo de Caixa nas Empresas.

No capítulo 3, serão tratados os métodos para a elaboração da demonstração dos Fluxos de Caixa. No último capítulo serão tratados os aspectos complementares do Fluxo de Caixa.

Em resumo, o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período.

[...] No capítulo será tratada a utilização do Fluxo de Caixa nas Empresas. No capítulo serão tratados os métodos para a elaboração da demonstração dos Fluxos de Caixa. No último capítulo serão tratados os aspectos complementares do Fluxo de Caixa. Em resumo, o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. CAPÍTULO 1 ASPECTOS GLOBAIS DO FLUXO DE CAIXA NA CONTABILIDADE 1. Considerações Gerais A Contabilidade tem sido classificada, quanto às suas finalidades, como ciência social, embora sua metodologia de mensuração abarque também o quantitativo. [...]


[...] Para que a empresa obtenha resultados positivos através do fluxo de caixa é necessário que observe os seguintes requisitos: buscar a maximização do lucro, possuindo certos padrões de segurança, previamente fixados; assegurar ao caixa um nível desejado, a partir da constituição de reservas necessárias à empresa; obter maior liquidez nas aplicações dos excedentes de caixa no mercado financeiro; determinar o nível desejado de caixa, a partir das contas que compõe o disponível da empresa; fixar limites mínimos, mediante as experiências adquiridas pela empresa, permitindo realizar os ajustes quando for necessário; ainda que a empresa observe certos padrões de segurança, pode investir parte de seus recursos disponíveis, mas nunca além do mínimo necessário para as suas atividades operacionais Os requisitos para a implantação do fluxo de caixa Os principais requisitos para a implantação do fluxo de caixa são: Apoio de cúpula diretiva da empresa; Organização da estrutura funcional da empresa com definição clara dos níveis de responsabilidades de cada área; Integração dos diversos setores e/ou departamento da empresa ao sistema do fluxo de caixa; Definição do sistema de informações quanto á qualidade e aos funcionários a serem utilizados, calendário de entrega dos dados (periodicidade) e os responsáveis pela elaboração das diversas projeções; Treinamento do pessoal envolvido para implantar o fluxo de caixa na empresa; Criação de um manual de operações financeiras; Comprometimento dos responsáveis pelas diversas áreas, no sentido de alcançar os objetivos e as metas propostas no fluxo de caixa; Utilização do fluxo de caixa para avaliar com antecedência os efeitos da tomada de decisões que tenham impacto financeiro na empresa; Fluxograma das atividades na empresa, ou seja, definir as atividades meio e as atividades fins. [...]


[...] O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais eficientes de planejamento e controle financeiro, o qual poderá ser elaborado de diferentes maneiras, conforme as necessidade ou conveniências da empresa, a fim de permitir que se visualize os futuros ingressos de recursos e os respectivos desembolsos. O FC projetado, pode ser expresso de forma genérica pela seguinte equação: SFC = SIC + I D Onde: SFC = Saldo final de caixa; SIC = Saldo inicial de caixa; I = Ingressos D = Desembolsos. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Análise comparativa da implantação e gestão de fluxos de caixa

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  03/03/2008   |  BR   |   .doc   |   21 páginas

mais Pontuados contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas