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O uso de informação contábeis na pequena empresa

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A contabilidade e a informação
  2. Contabilidade e escrituração
    1. O que se entende por contabilidade?
    2. O que se entende por escrituração contábil?
    3. Obrigatoriedade da manutenção de escrituração regular
  3. A contabilidade e a pequena empresa
    1. Perfil do empresário
    2. A informação gerada pela contabilidade
  4. O papel do profissional da contabilidade
  5. Expectativa dos empresários

Atualmente todas as pequenas empresas têm o acompanhamento de suas atividades feitas por um profissional da contabilidade. Este acompanhamento pode ser superficial, apenas para atender a interesses fiscais, ou representar um suporte efetivo à tomada de decisão do empresário.
Ocorre, em muitos casos, que estas informações são fornecidas sem o devido esclarecimento e interpretação, de maneira que possam auxiliar na gestão da empresa, ainda mais quando o empresário não possui nenhuma formação específica em administração.
Dada a representatividade da pequena empresa no contexto econômico, há necessidade de se dar uma atenção especial a este segmento, pois, segundo o Banco de Dados do SEBRAE/RS, 80% das pequenas empresas fecham antes de completar um ano de atividades.
As pequenas empresas, no contexto do desenvolvimento regional, têm um papel decisivo. Segundo Banco de Dados do SEBRAE/RS, no Brasil, as pequenas empresas representam 98,3% dos estabelecimentos industriais, comerciais, agrícolas e de serviços:
a) são responsáveis por 59,6% da oferta de empregos;
b) respondem por 42% dos salários pagos;
c) 43,1% da receita sobre o valor bruto da produção na indústria, comércio e serviços.
Fatos como a relevância e a falta de estudos, envolvendo especificamente as pequenas empresas, servem de motivação para desencadear um processo de investigação envolvendo as pequenas empresas.

[...] Por fim observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.? Isto significa que o trabalho de elaboração da escrituração ocorre, a empresa suporta o custo de sua elaboração, porém os benefícios para auxílio na gestão da empresa geralmente não se concretizam CONTABILIDADE E ESCRITURAÇÃO 2.1 O que se entende por Contabilidade? Quando se faz referência à contabilidade, logo a maioria das pessoas remete ao conceito de escrituração contábil, será esse o seu verdadeiro sentido da contabilidade? [...]


[...] Esta lacuna existente sobre as informações necessárias à gestão, faz com que o pequeno empresário acabe desistindo de administrar sua empresa através da contabilidade. CONCLUSÃO A contabilidade pode dar sua grande e valiosa contribuição ao desenvolvimento da pequena empresa, ao adotar uma função consultiva e preditiva, auxiliando os empresários a especificarem suas necessidades de informação antecipadamente, ao invés da mera função interpretativa sobre relatórios pensados e preparados pelo contabilista, sem a participação do empresário. No que tange à modelagem da informação contábil, esta deve estar voltada ao atendimento das necessidades do seu usuário principal, o gestor. [...]


[...] 113) escrituração contábil É o ato de se registrar nos livros da empresa as movimentações ocorridas em seu patrimônio.? Ainda segundo Ribeiro (1997, p.82) ?Escrituração é uma técnica que consiste em registrar no livros próprios (Diário, Razão, Caixa etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa?. Observa-se que a escrituração é definida como sendo uma técnica, uma arte que busca registrar todos os atos administrativos que geram alteração no patrimônio da empresa. A escrituração contábil também pode ser entendida como sendo um conjunto de procedimentos técnicos sistematizados que visam o registro, controle e demonstração das variações ocorridas no patrimônio num determinado período, bem como sua posição em determinada data Obrigatoriedade da manutenção de escrituração regular Toda organização de fins lucrativos precisa manter escrituração contábil regular. [...]

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