Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Princípios contabéis e normas brasileiras de contabilidade

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
direito dos...
Faculdade
UNIVERSO

Informações do trabalho

Paulo M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
30 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
4
escrever um comentário
  1. História da contabilidade
  2. Teoria das contas
  3. Princípios e convenções (normas) contábeis
  4. Que são convenções?
  5. Pricípios geralmente aceitos
  6. Influência das empresas de auditoria de origem anglo-americana
  7. Resolução cfc n.º 750/93 - princípios fundamentais de contabilidade

Alguns princípios e convenções ainda geralmente aceitos, tiveram sua origem em épocas passadas, quando as condições institucionais e sociais eram sensivelmente diferentes das que hoje vigoram.
Apesar disso continuam aceitos, mais por tradição e conservadorismo do que pela convicção profunda de sua validade.
E o debate desta realidade, em fase das atuais condições econômicas, tem sido limitado, em todos os paises, com exceção dos estados Unidos e poucos outros.
Nota-se mais recentemente no Brasil, um despertar de interesses no assunto.
A Contabilidade é uma ciência social que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa. Ou ainda é a ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registros relativos aos atos e fatos da Administração e da Economia, manifestando-se na correta apresentação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações.
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. É um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias.
Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que as resume e os registra em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram aqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro.

[...] O campo de atuação preferencial da Contabilidade é constituído pelas entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, e procura captar e evidenciar as variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decisões da administração e também das variáveis superficiais que escapam ao controle e ao poder de decisão da administração. Note-se que, dentre as variáveis que mais têm preocupado os administradores, uma é a inflação, e outra as próprias flutuações de preços atinentes especificamente a cada bem e serviço. [...]


[...] O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que a evolução da última década na área da Ciência Contábil reclama a atualização substantiva e adjetiva dos Princípios Fundamentais de Contabilidade a que se refere a Resolução CFC 530/81. RESOLVE: CAPÍTULO I : DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA Art. 1º - Constituem PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE (P.F.C.) os enunciados por esta Resolução. 1º - A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). [...]


[...] Entre os processos usados para o exercício dessas funções, citamos os seguinte: Para o Controle Antecedente Estatutos, contratos e leis referentes à natureza da Azienda; Regulamentos, instruções, votos, sentenças e julgados que as interpretem; Atos, títulos e documentos que sirvam de comprovantes dos contratos concluídos, dos acordos firmados e dos fatos consumados; Nota, apólice, ordens escritas, mediante as quais os negócios são liquidados e autorizados; Inventários pelos quais se determina o Patrimônio considerado em seu conjunto e em partes; Prospectos e demonstrações contendo dados referentes as entradas e saídas previstas durante determinado período. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou...

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Artigo   |  09/09/2006   |  BR   |   .doc   |   21 páginas

mais Pontuados contabilidade

Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento

 Administração e marketing   |  Contabilidade   |  Estudo   |  24/03/2011   |  BR   |   .doc   |   59 páginas