Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

Data de Publicação
30/12/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
3 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Planejamento estratégico: exemplo de processo formal de planejamento

  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

Como vimos no estudo anterior, o processo de planejamento é essencialmente amplo, podendo ser estendido em várias ramificações dentro de uma organização utilizando para a administração de uma empresa todos os dons e capacidades administrativas de um administrador que possua visão, eficácia e que seus membros sejam dotados de eficiência.
Foi visto que sem planejamento seria impossível se chegar a algum lugar, fazendo com que muitas empresas, hoje em dia, ainda vivam patinando como se estivessem no gelo, formando uma bola de neve em torno delas próprias sem encontrar as causas de seu fim e sem saber explicar o porque desses acontecimentos.
O planejamento proporciona as empresas tranqüilidade em um ambiente mutável, em que por maior que seja esta tranqüilidade, a empresa precisa estar sob controle persistente.
Este estudo nos dará um exemplo pratico de como é se fazer um planejamento, seus passos a seguir, regras a utilizar, sem deixar de enfocar a importância nesse processo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A formulação de um planejamento estratégico envolve varias etapas até sua conclusão final. O exemplo que iremos descrever adiante será baseado no planejamento de unidade estratégica de negócios (UEM), sendo um tipo diferente de planejamento, mas que poder ser aplicado em qualquer empresa. Pode parecer complicado, mas na verdade ele é fácil e direto, seguindo etapas com a formulação de perguntas e respostas em sua aplicação, por exemplo, deveríamos perguntar: o que queremos? O que estamos fazendo para obter o que queremos? O que há no ambiente externo que precisa ser feito? Identificar o que a empresa é capaz de fazer; o que ela pode fazer e que é preciso fazer; responder se isso que esta sendo feito é realmente o que é precisa ser feito; se continuar os passos do que está sendo feito ira levar a organização onde ela pretende ir; após isso o passo é realmente fazer o que se propôs e, por último, checar freqüentemente se o que esta sendo feito, está sendo feito de maneira certa.
1) Formulação dos objetivos: é a partir da missão descrita pela empresa que os objetivos serão formulados, ou seja, os objetivos serão definidos de forma a traduzir a missão da empresa em termos concretos. Muitas vezes essa tarefa é difícil de ser seguida rigorosamente pelo fato dos objetivos consumirem grande parte dos recursos da empresa e pelo fato de os objetivos governarem varias de suas atividades, se tornando um passo fundamental que, muitas vezes, pela sua dificuldade, acabam fazendo com que os administradores hesitem ou fracassem quando formulam os mesmos. Grande parcela de culpa para o fracasso das organizações está na falta de importância que os administradores dão para a formulação desses objetivos, muitos deles não estão dispostos a desistir de outros objetivos alternativos, alguns tem medo de fracassar e ficarem como alvos do fracasso, perdendo o respeito e talvez seu emprego caso não corra tudo conforme o pensado. Outros administradores não desenvolvem seus objetivos por falta de conhecimento da própria organização e seus ambientes. E, outros, não tem confiança suficiente, encarando como riscos e desafios a formulação dos objetivos. Em muitas empresas os objetivos estabelecidos estão de acordo com os valores que os administradores tem, como valores éticos ou valores que podem envolver questões práticas. Muitas empresas, segundo alguns autores, são administradas segundo os valores de seus dirigentes e o sucesso de várias delas se dá por esses valores, representando liderança que devera ser transmitida de um administrador a outro para a continuidade da boa conduta em escolher objetivos perante os valores da empresa.

[...] Alguns autores afirmam que previsão de catástrofes é um dom ao qual toda empresa deveria saber utilizar, portanto, é indispensável que estejam presentes numa empresa profissionais capacitados para que, ao iniciar um plano, este seja seguido a risca e sem medo, aplicando na empresa para beneficio da mesma. Toda empresa que se presta a perder tempo com planejamento estratégico, terá boas condições de superarem seus concorrentes no futuro, sendo que poderá, sem duvidas, se tornar uma líder de mercado, desde que seu plano seja certeiro. Enfim, o estudo acima diz respeito a planejamento estratégico que nada mais é do que juntar as seguintes letras tão utilizadas como base de apoio em administração: PODC, que significa seguir passos de planejamento, [...]


[...] É a partir do desempenho obtido em cada setor da organização que as estratégias deverão ser revistas, abrangendo assim, todos os setores da mesma passando por processo de análise de situações e possíveis mudanças quando necessário. Implementação da estratégia: logo a estratégia determinada poderá ser implementada, após descartar todos os erros que ela poderia vir a causar, é hora de entrar em cheio com a estratégia modificada ou com a nova, de forma que todos os setores sintam em seu interior as mudanças para melhor e a evidente descrição de que os objetivos serão alcançados pela escolha das atuais estratégias que foram aplicadas com eficácia. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

O planejamento: princípios e aplicações

 Administração e marketing   |  Estratégia   |  Estudo   |  18/10/2006   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Controle do planejamento orçamentário governamental

 Economia e finanças   |  Finanças públicas   |  Monografia   |  10/01/2007   |  BR   |   .doc   |   27 páginas

Últimos trabalhos estratégia

Melhoria do Processo Produtivo do Elevador para Cadeirantes na Empresa Busscar Ônibus S.A.

 Administração e marketing   |  Estratégia   |  Estudo   |  05/09/2012   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

Relatório de estágio na área de planejamento em uma multinacional

 Administração e marketing   |  Estratégia   |  Estudo   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   25 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.