Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Planejamento estratégico - uma visão geral

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

Um grande escritor: Peter Drucker, enfatizava a eficácia e a eficiência como elementos fundamentais para administradores, dizendo ser a eficácia a mais importante, pois esta teria a capacidade de fazer as coisas certas, enquanto a eficiência tem a função de fazer certas as coisas. Esses dois elementos seguem critérios anexos aos aspectos de planejamento, por exemplo, ao determinar os objetivos certos e usar métodos certos de alcançá-los. Porém, não é por este motivo que a eficiência deverá ser deixada de lado, pois as duas andam juntas, uma complementa a outra em suas fases e suas tarefas sendo vitais para o processo de administração.
Este estudo tem por objetivo dar uma visão geral acerca do planejamento estratégico.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Ao começar este estudo seria importante definir o que é eficácia, eficiência e planejamento, para posteriormente entender os conceitos relacionados diretamente com o planejamento em si.
Eficácia esta intimamente ligada em se fazer as coisas certas, as escolhas certas, tomar decisões certas. Eficiência, por sua vez, está relacionada a fazer as coisas de forma certa, por exemplo, é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar objetivos, fazendo as coisas certo. Comparando esses dois parâmetros na produção de um produto, diríamos que a eficácia é escolher o modelo apropriado de produto para determinado fim, já a eficiência fica a cargo a realização do processo certo de produção para atingir tal fim, ou seja, a eficácia permite a empresa determinar o creme dental certo para o clareamento de dentes, já a eficiência permite escolher o modo de produção para que este produto saia de acordo com o planejado, fazendo do processo de produção, um processo correto.
- A importância dos objetivos: em nossa vida, podemos dizer que temos planos que queremos realizar, sonhos e objetivos e, sempre, para se atingir esse propósito, precisamos planejar antecedentemente a forma como iremos fazê-lo, dando uma importância crucial para os objetivos, pois são eles que irão dar base de sustentação ao planejamento. Através deles é que poderemos identificar a forma correta de ser chegar lá. Temos, portanto, quatro razoes para definir o porque dos objetivos terem importância crucial que são o fato de os objetivos proporcionarem um senso de direção, pois sem objetivos, as organizações e até mesmo as pessoas, tendem a andar sem rumo, encontrando barreiras pela frente como as mudanças ambientais e não estando preparados para enfrentá-las agindo de forma obscura e fora da realidade, totalmente sem rumo. Ao definir os objetivos, a empresa ou pessoa, acaba sendo motivada por eles que, por fim, se traduzem numa fonte de inspiração que as ajuda a superar os inevitáveis obstáculos que deverão encontrar pela frente.

[...] Após as fases do planejamento realizadas e os administradores notarem que algo saiu errado, o processo de escolher os objetivos devera ser revisto, propondo uma ação corretiva ao plano utilizando o replanejamento, que muitas vezes é um fator chave de sucesso para as organizações. A importância do planejamento: dentre as 4 funções da administração, o planejamento é considerado uma das mais importantes funções interativas. Este deveria ser realizado no inicio das atividades de qualquer organização como base de sustentação para a organização, direção e controle das atividades da empresa. [...]


[...] As organizações utilizam dois tipos principais de planos, um deles é o planejamento estratégico, onde são projetados pelos administradores de topo de nível médio para cumprir os objetivos amplos da empresa. O segundo é os planos operacionais, que tem a função de mostrar como os planos estratégicos serão aplicados na empresa. Os planos estratégicos têm como tópicos a declaração da missão, que é um único objetivo, porém amplo, baseado nas premissas de planejamento da empresa. A declaração da missão é muito importante, pois ela significa parte permanente da identidade da empresa, justificando a existência da empresa. [...]

Últimos trabalhos estratégia

Melhoria do Processo Produtivo do Elevador para Cadeirantes na Empresa Busscar Ônibus S.A.

 Administração e marketing   |  Estratégia   |  Estudo   |  05/09/2012   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

Relatório de estágio na área de planejamento em uma multinacional

 Administração e marketing   |  Estratégia   |  Estudo   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   25 páginas