Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Data de Publicação
10/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
29 páginas
Nível
Para todos
Consultado
34 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Análise estratégica de um restaurante self service

  1. Sumário executivo
    1. A empresa e o setor
    2. Missão da empresa
    3. Visão da emrpesa
    4. Breve histórico
    5. Quadro de pessoal
    6. Produtos/serviços
    7. Estrutura
  2. Análise de mercado
    1. Posição atual
    2. Pontos fortes
    3. Pontos fracos
    4. Ameaças
    5. oportunidades
    6. Estratégia e planos futuros
    7. Característica do setor/agentes
    8. tendências
  3. Análise estratégica
    1. Tecnologia: pesquisa e desenvolvimento
    2. Estoque
    3. Higeinização
    4. Ambientação do restaurante
    5. Inovações oferecidas
    6. Concorrência
  4. Gestão da produção
    1. Sistema de qualidade
  5. Plano de Marketing
  6. Adminsitração de recursos humanos
    1. Quadro de pessoal
    2. Análise da visão, missão e filosofia da empresa
    3. Formulação do planejamento
    4. Planos e projetos específicos para implementar as decisões estratégicas
  7. legislação pertinente à empresa
  8. Dados financeiros e projeções
    1. Demonstrativo da receita bruta e do simples a pagar
    2. Balanço patrimonial
    3. Demosntração do resultado e índices econômicos - financeiros
    4. Necessidade de capital de giro
    5. Dados aplicados da estimativa de vendas e descontos bancários
    6. Gastos com insumos e outros custos fixos da administração
    7. Indicadores financeiros
    8. Investimentos necessários para o estabelecimento da filial
    9. Análise dos investimentos necessários para o estabelecimento da filial
  9. Conclusão
  10. Referências bibliográficas

“A Cozinha Mágica” tem como produto final a preparação de comida no sistema de sef-service.
Portanto o cardápio, junto com a qualidade dos produtos, é um dos itens de maior importância para o sucesso da mesma. Tem procurado variedade no tipo das refeições diárias,

primando ainda pela presença de um prato especifico para cada dia da semana e sempre apostando nas inovações e criações.
A “Cozinha Mágica” oferece diariamente no almoço:

• combinação criativa de pelo menos oito pratos quentes;
• combinação ainda de dez pratos frios;
• variedade de sobremesa;
• alternativamente massas, comida chinesa;
• incluem ainda vários tipos de grelhados; e,
• serviços de bebidas e sucos gelados.

Já no jantar, como forma de reduzir custos e trabalho, seu foco principal fica na preparação de sopas e alternativamente alguns pratos à la carte.
Na preparação da alimentação, a “cozinha mágica” possui normas que elevam a qualidade de sua comida, e que são percebidas por seus consumidores:

• Lavagem e higienização das mãos, com capricho na limpeza das unhas, que não podem ter esmaltes, com uso de álcool.
• Uso de redes de proteção nos cabelos.
• Higienização de verduras e frutas, que alem de bem lavadas, ficam algum tempo com vinagre.
• Lavagem de louças, panelas, talheres e utensílios logo após o preparo das refeições.
• Acondicionamento de talheres em plásticos com os cabos voltados para a abertura.
• Lixos e objetos acondicionados em sacos plásticos fechados em local separado da cozinha.
• Armazenagem de alimentos e matérias primas em locais limpos, frescos e ventilados.
• Proibido fumar nas áreas onde são preparados os alimentos.
• Dedetização de todas as instalações em intervalos de quatro meses.

Com a adoção desta prática a “Cozinha Mágica” recebe sempre a aprovação da vigilância sanitária, no cumprimento da legislação sanitária.

[...] O restaurante conta com decorações especiais e sinalização de todos os espaços e serviços, não apenas aumentando sua eficiência, mas criando um ambiente agradável, harmonioso e descontraído. Quando iniciou-se o desenvolvimento do projeto padrão de sinalização, estávamos cientes de que tínhamos em mãos o desafio de atender não um, mas três clientes diferentes, com necessidades variadas mas que deveriam ser igualmente bem atendidos para o sucesso do projeto. Nosso primeiro cliente: nossos funcionários, que devem se sentir orgulhosos e motivados em seu local de trabalho, o que reflete na eficiência e qualidade de seu atendimento. [...]


[...] Os produtos mantidos em estoque serão os produtos suficientes para suprir as necessidades do restaurante por um período médio de 30 dias. Grandes estoques não são aconselháveis, por causa da importância de se obter total controle dos prazos de vencimento dos alimentos HIGIENIZAÇÃO Na “Cozinha Mágica”, os alimentos são armazenados e manuseados seguindo rigorosas normas de higiene, o que manterá a qualidade, o sabor, as propriedades nutricionais e o aspecto original destes produtos. As mãos ainda são o principal meio de contaminação de alimentos. [...]


[...] A administração do pessoal é realizada pela sócia gerente Maria Ionete, que procura desenvolver em seu quadro de pessoal um verdadeiro espírito de equipe, motivados e permanentemente treinados, no intuito de sempre prestar o melhor atendimento. Preocupada em aperfeiçoar sua capacidade de competir, a empresa procura a construção de vínculos com os funcionários, com vistas a evitar a alta rotatitividade, visto os seus custos e inviabiliza o bom relacionamento e impede a criação de times competitivos e comprometidos com os resultados da empresa. [...]

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