Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Estratégia para segmentação de mercado em empresas prestadora de serviços

  1. Introdução
  2. Fidelização de clientes
  3. A concorrência e a equivalência de produtos e serviços
  4. Conceito de marketing
  5. Conceito de segmentação de mercado
    1. Necessidade de segmentação de mercado
    2. Vantagens da segmentação de mercado
    3. Desvantagens da segmentação de mercado
    4. Base para a segmentação de mercado
  6. Business process outsourcing: uma importante ferramenta estratégica de terceirização
    1. Business Process Outsourcing
  7. Necessidades dos clientes
    1. Os 4 P's
    2. Impressão
  8. Metodologia
  9. Conclusão
  10. Referências Bibliográficas

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias para a segmentação de mercado no segmento de terceirização de serviços de impressão.
O ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado. Uma das soluções, que se apresenta como ponto de apoio e que subsidiará a tomada de decisão do administrador é, sem dúvida, o processo de segmentação de mercado. A segmentação tem sido definida como estratégia de marketing, de fundamental importância para o sucesso de uma empresa.
O estudo se justifica, pois a tônica do mercado em um futuro próximo está voltada aos serviços oferecidos, isso porque produtos são lançados e aperfeiçoados constantemente, com inúmeras marcas e variações de preços, o que ressalta ainda mais a importância do atendimento, pois é por este que surgirão os diferenciais, os aspectos positivos que tornarão os consumidores fiéis a uma determinada empresa. Por isso, oferecer mais do que o esperado, surpreender, é extremamente importante para que as diferenciações sejam notadas e para que os clientes tornem-se cada vez mais propensos a adquirir os produtos de uma determinada empresa. Assim, acredita-se que este estudo será relevante para pessoas estabelecidas no mundo dos negócios, bem como para acadêmicos e docentes dos cursos de graduação e Pós-Graduação em Administração e Marketing.
O fundamento da segmentação de mercado é relativamente simples. Baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. O motivo é simples: os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões; têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente. O que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais. Como se percebe, o centro de toda a discussão é que existem diferenças entre os consumidores, diferenças essas que devem ser consideradas no processo decisório da empresa. Daí a importância da segmentação de mercado como instrumento estratégico.
O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Cada segmento deverá ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si, do ponto de vista das características adotadas, e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos.
Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda, à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.

[...] O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Cada segmento deverá ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si, do ponto de vista das características adotadas, e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos. Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores. [...]


[...] O impacto econômico no resultados quando o foco da empresa está voltado para a fidelização do cliente, só se tornará evidente após um longo período de tempo, portanto tenha paciência, será um longo e árduo caminho a percorrer, pois se percebe ainda, empresas que infelizmente não entendem o comportamento dos seus clientes e ignoram que fidelidade não é comprada, mas conquistada A CONCORRÊNCIA E A EQUIVALÊNCIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS Segundo Cohn (1993, p.256), mundo passa hoje por grandes transformações. [...]


[...] Mas a adesão maciça de outros fabricantes só ocorreu nos últimos dois anos METODOLOGIA A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa será pesquisa bibliográfica associada a um estudo de caso sobre a Empresa Tecnoset, empresa paulista que terceiriza serviços de impressão Terceirização de serviços de impressão Empresa Tecnoset Uma das tendências de terceirização que já vem despontando no mercado brasileiro é o da indústria de impressão, que detectou uma demanda pela união de serviços de impressão às linhas de suprimentos. [...]

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