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Desafios e oportunidades do marketing no século XXI

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico

Desde as primeiras relações entre cliente e comerciante ocorridas há décadas atrás, podemos observar que não havia, naquele tempo, muita propaganda para que um cliente se dirigisse a uma loja para comprar um produto. O cliente por si percebia a necessidade de adquirir um produto e ele próprio buscava meios para a obtenção do mesmo, sem muito esforço por parte do comerciante.
Naquele tempo não havia concorrência acirrada como nos dias de hoje, ou seja, não era exigido do comerciante as práticas de marketing que atualmente as empresas exigem.
Os tempos mudaram desde então, quanto mais próximo do século XXI, mais mudanças ocorreram nesse setor, a ponto de mudanças bruscas acontecerem de uma década para outra, sendo inviável usar as mesmas ferramentas de marketing e estratégias que foram usadas noutra.
O marketing se encontra em um ambiente novo e surpreendente, sendo mais que necessário as empresas que querem sobreviver se adaptarem a este ambiente com dinamismo, criatividade, desenvoltura para atingir os clientes deixando-os além de satisfeitos, encantados.
Este estudo visa a observação crítica dos acontecimentos no mundo que estão influenciando o desempenho da empresa e dos profissionais de marketing na nova era. Que ferramentas uma empresa deve usar para se manter no mercado competitivo que nos encontramos e que a cada instante nos surpreende com novos desafios criados pela constante e crescente globalização e pelo avanço surpreendente da tecnologia.

[...] O marketing por ser uma área de atuação sobre as necessidades do ser humano, tem o dever de cada dia mais estar com novas estratégias a fim de conseguir atingir um alto nível de satisfação nos consumidores. ?Todas as pessoas têm necessidades, cada uma delas com peculiaridades e intensidades distintas. Isso faz com que elas sempre estejam tentando satisfazer essas necessidades. A motivação é a força motriz que alavanca as pessoas a buscarem a satisfação. Enquanto perdura a situação, perdura a motivação. [...]


[...] Quando fala-se em globalização, fala-se das mudanças cada dia mais freqüentes que vem ocorrendo no mundo inteiro, como por exemplo a quebra de barreiras para exportar e importar produtos, a logística com sua perfeição nos prazos de entrega contribuindo para chegar ao destino sempre no horário marcado, a internet e o comercio eletrônico que facilitam a busca de informações, fazendo com que o cliente se torne a cada dia mais exigente e proporcionando às pessoas fazerem suas compras de dentro de suas próprias casas, com maior comodidade, sem precisar se deslocar até uma loja, o que resulta, algumas vezes, de sair dela sem ter sua necessidade atendida, pois nem todos os clientes do século XXI sabem mais o que desejam, não sabem mais qual produto comprar pela grande variedade, portanto o profissional que irá atendê-lo terá de ?adivinhar? o que o cliente quer comprar, o que muitas vezes não acontece deixando-o insatisfeito com o atendimento e o serviço prestado, e este cliente passa então, a comprar da concorrência. [...]

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