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A importância da pesquisa de mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Pesquisa de Mercado

1 INTRODUÇÃO

Muitos artigos e reportagens da mídia hoje em dia enfatizam a capacidade e o dom do brasileiro em se tornar empreendedor. Vários órgãos e empresas auxiliam estas pessoas a se tornarem empresários com cursos e dicas de como abrir seus negócios e como administrá-los. Dentre as várias técnicas usadas como planejamento está a pesquisa de mercado, que é a base de todo o processo de planejamento, é ela que irá fornecer as informações mais importantes para o começo de um plano de negócios.
A partir da pesquisa de mercado o futuro empreendedor saberá se poderá ou não abrir sua própria empresa, se será economicamente viável e se existe além de uma idéia, uma oportunidade. Neste trabalho procuraremos enfatizar a importância da pesquisa de mercado para os empreendedores que querem abrir seu próprio negocio e ter sucesso a longo prazo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito útil para micro e pequenas empresas, podendo auxiliar no gerenciamento das atividades de implantação de projetos e planejamento do negocio.
O bom desempenho do negocio é definido a partir de quanto mais informação tiver a respeito do mercado em que irá atuar. Só assim será possível conhecer o cliente e reconhecer suas necessidades, saber onde estão seus principais clientes potenciais e conhecer a concorrência, fornecedores e as principais ameaças que o ambiente proporciona à futura empresa. É possível também reconhecer os pontos fortes e fracos da concorrência e poder comparar com os pontos fortes e fracos da empresa.
A realização da pesquisa de mercado pode ser feita através de institutos de pesquisa, instituições especializadas em pesquisa de mercado, ou pelo próprio empresário e seus colaboradores. Algumas instituições como o Sebrae disponibilizam cursos e treinamentos nessa área e também materiais que estão a disposição para quem estiver interessado em saber como é realizada ou como realizar a pesquisa de mercado de forma eficaz.
Na realização da pesquisa de mercado é necessário entender que serão nove passos a ser seguidos, como: definição do publico-alvo e objetivos da empresa, definição de objetivos, definição do método de pesquisa de dados primários, definição da amostra, elaboração do instrumento de pesquisa, aplicação da pesquisa, tabulação de dados, elaboração do relatório final e tomada de decisão de acordo com os dados coletados.
Para dar inicio as atividades de pesquisa de mercado é necessário conhecer o publico-alvo que será aplicada a pesquisa e identificar os objetivos que a empresa espera alcançar com os resultados da mesma, ou seja, o que ela necessita saber dos clientes, concorrentes e fornecedores que terá fundamental importância para a abertura do empreendimento.

[...] Esta pesquisa também pode ser feita através de um cliente oculto, onde uma pessoa se dispõe a visitar o concorrente e especular sobre a forma que a empresa trabalha, desde seu atendimento ao cliente até suas promoções, fachada da loja, tipos e preços de produtos, etc. Já a pesquisa quantitativa é coletada através de dados numéricos seguindo critérios estatísticos. Alguns exemplos são as entrevistas pessoais, abordando pessoas em locais públicos e visitando em suas casas para realizar a entrevista. Outro exemplo é a correspondência, mas esta tem um tempo de retorno demorado e muitas vezes as pessoas não respondem e não se interessam a não ser que tenha um sorteio de brindes por exemplo. [...]


[...] Já na pesquisa quantitativa, a pesquisa por amostragem utiliza conceitos estatísticos que indicam o número representativo de pesquisas a serem realizadas segundo o universo do qual se dispõe. Para a realização desta pesquisa é necessária a contratação de especialistas em pesquisas quantitativas. Na elaboração dos instrumentos da pesquisa é importante saber que o questionário, o roteiro de entrevista e o formulário de avaliação são os instrumentos de pesquisa mais comuns. A forma como a pesquisa será aplicada e como abordar pessoas também é muito importante desde que é a partir da aceitação do cliente que o entrevistador obterá respostas precisas. [...]

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