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Amplitude máxima de um mercado

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
38 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
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  1. Marketing de massa
  2. Marketing de segmentos
  3. Marketing de clientes

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia as empresas precisam escolher em que mercado atuar e qual a abrangência do mesmo. Neste estudo pretende-se expor os tipos de amplitude de mercado, que são três: o marketing de massa, o marketing de segmentos e o marketing para clientes. Cada um deles tem suas vantagens e é isso que iremos examinar no decorrer deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

? Marketing de massa
O marketing de massa começou com a Revolução Industrial, onde brotou nas empresas a capacidade de produzir, distribuir e divulgar em massa alguns produtos comuns, como o sabão, alimentos e bebidas. Estes produtos no inicio eram vendidos a granel, mais posteriormente começaram a ser embalado e estampados com a marca. Naquele tempo os fabricantes forçavam os distribuidores a expor seus produtos nas prateleiras com incentivos diretos, ou seja, promoções comerciais, fazendo com que os varejistas mantivessem estoques de suas marcas amplamente anunciadas e colocassem em lugar de destaque. Desta forma fabricantes asseguravam uma posição forte na lojas e nas mentes dos compradores.
Alguns críticos prevêem a extinção do marketing de massa, alegando que o mercado esta mais direcionado e que clientes estão mais exigentes optando por pequenos seguimentos, o que tem a tendência de transformar o marketing de massa em marketing por segmento. Alegam também que os altos custos para se promover produtos em massa está cada vez mais alto e ainda corre o risco de não atingir a todos os clientes que necessita.
Porém, esta previsão, é um tanto prematura. Estão surgindo outras praticas de marketing de massa, como os cosméticos vendidos de porta em porta por um exercito de vendedores autônomos, roupas por catálogo, perfumes, bijuterias e muitos outros produtos estão acrescentando valor a este tipo de marketing que muitos acreditam estar se extinguindo. Sem contar que a conversão de uma economia planejada para uma economia de livre mercado criou esta oportunidade para os profissionais de marketing de massa, proporcionando altos ganhos para estas empresas que ainda praticam o marketing de massa, que são organizações bem estabelecidas que praticam a venda em massa, também chamada de marketing de rede ou de marketing multinível.
Algumas empresas estão aplicando o marketing de massa de forma errada, praticando vendas por pirâmides que são aos olhos dos profissionais, praticas antiprofissionais de marketing, lembrando que muitos de seus produtos são de baixa qualidade e de segunda classe.

[...] Marketing de segmentos A segmentação de mercado se fundamenta no conceito de que todos os mercados consistem de grupos de clientes com necessidades e anseios um tanto diferente, como exemplo os cremes dentais que são fabricados para clientes que desejam dentes mais brancos, outros tipos de cremes para clientes que desejam proteção anticárie e outros são fabricados para quem deseja hálito fresco. O objetivo destas marcas é promover um beneficio ou outro de maneira a satisfazer e se tornar a marca preferida de um mercado-alvo. [...]


[...] As empresas que trabalham a partir da célula de mercado dispõem de um banco de dados internos com varias informações sobre seus clientes, como por exemplo, seu histórico de compras, preferências e outras características. Ou seja, elas possuem muitos dados com o perfil de clientes que os auxiliam a produzir e vender para eles sem a menor dificuldade. Marketing de clientes No marketing de clientes o trabalho é feito através de bancos de dados com informações de cada cliente, pois os clientes, neste caso, escolhem o marketing customizado, ou seja, compram seus produtos ou mandam fazer sob medida. [...]

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