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Como as empresas podem vencer no ciberespaço

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
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  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

Estudo anterior sobre a nova era que estamos vivendo nos deu uma visão inicial de como o mundo, as pessoas e as atitudes estão mudando.
Precisamos estar cientes de que não é somente as pessoas e suas atitudes que mudam, a cabo delas surge a necessidade de aperfeiçoamento por parte das empresas também, para que essas possam se manter vivas e ativas, satisfazendo os desejos dos consumidores e contribuindo para a concorrência perfeita, onde os clientes poderão cada vez mais adquirir com facilidade do que necessitam.
Este estudo pretende expor idéias de como as empresas poderão vencer no ciberespaço, já que devam mudar de acordo com os minutos de um relógio, de acordo com a evolução da tecnologia e de acordo com a mudança de pensamento das pessoas as quais, as empresas sobrevivem para servir e atender necessidades.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Desafios propostos a empresas diante das mudanças observadas no decorrer dos últimos anos têm assustado um pouco os empresários tanto de grande como de pequenas empresas, em especial das pequenas empresas, cujo despreparo é mais evidente e a dificuldade em reagir são mais constantes. A credita-se que a revolução da informação e o ciberespaço modificarão significativamente o cenário e alterarão o destino de diversos participantes no processo de fornecimento de valor.
Os consumidores de hoje se encontram com mais formas de obter um produto ou um serviço que em qualquer outra estação na historia. A concorrência entre canais de vendas esta cada vez mais exacerbada. Acredita-se que os canais eletrônicos dominarão os canais varejistas. Começa-se por analisar a quantidade de canais de venda disponível para o comprador que deseja adquirir um produto, como um computador, por exemplo.
Os canais observados para se adquirir produtos são:
Canal varejista: faz com que o comprador se desloque dispondo de tempo e despendendo dinheiro para chegar ao local da compra. A vantagem oferecida por esse tipo de canal é que o consumidor poderá escolher, trocar de marca de produto e obter informações e conselhos do fornecedor.
Canal de catálogo: os produtos podem ser visualizados por catálogos onde oferecem a descrição e os preços dos produtos disponíveis. Esse canal proporciona ao comprador ligar para o telefone indicativo e fazer seu pedido. As vantagens oferecidas por esse canal são a praticidade, a escolha de produtos pré-instalados, serviço de atendimento telefônico 24 horas e, quase sempre, os preços são menores do que os que encontram-se em lojas varejistas. Esses preços são mais baixos justamente pelo menor custo de manter os produtos, essas lojas não precisam alugar pontos comerciais, manter estoques e nem cobrar as diversas taxas que se costuma pagar em lojas de varejo.
Canal de TV de compras em domicílio: o produto é visualizado pela televisão, o comprador gosta, liga para obter informações maiores e faz seus pedidos. Este canal possui a desvantagem de mostrar apenas uma marca e o preço que esta disponível naquele momento deverá ser aceito, impossibilitando a comparação com outros produtos.
Canal direto com o fabricante: optar por comprar direto com o fabricante pode trazer a vantagem de obter o produto completo, com seus acessórios, softwares e acoplamentos juntos, porém, a desvantagem encontrada é a visualização dos produtos, que só pode ser feita uma marca de cada vez e por um fabricante de cada vez.
Canal de intermediação eletrônico: são aquelas empresas que fornecem cotação on line, são os intermediários que possibilitam ao cliente ver produtos com preços bastante em conta e ainda assim, acabam lucrando por atuarem como intermediários. Já existem muitas empresas do ramo atuando com a cotação de preço.
Alguns autores arriscam previsões acerca do marketing da informação, como dizer que existem vantagens e desvantagens comuns em atuar no ciberespaço, levando em consideração que os clientes não gostarão muito de esperar tempo para que seu produto chegue em casa, também é desvantagem o fato de o cliente não poder tocar e ver de perto o produto. As vantagens ficam em torno dos custos, que caem em muito, atuando em canais de marketing eletrônico; muitas vezes o que era desvantagem torna-se uma vantagem, pelo fato de clientes já conhecerem certos produtos costumam manter a compra sem sentir a necessidade de tocá-los ou senti-los novamente; previsões indicam também que conexões eletrônicas entre empresas terão maior probabilidade de aumentar em situações onde exijam contato e transações com grandes compradores, geralmente outras empresas.
A previsão 2 era que produtos altamente caros poderiam ser vendidos pela Internet, o que, por ironia, já está acontecendo, isto possibilita que outros produtos de alta qualidade, desempenho e valor possam ser vendidos pela Internet sem maiores problemas e menos riscos.

[...] Mesmo sabendo de todos esses fatores, das previsões e dos acontecimentos recentes, cabe fazer e responder uma pergunta: o que as empresas devem fazer para assegurar sua vitória nessa nova era? Vamos a 4 respostas: Desenvolva e gerencie ativamente um banco de dados de clientes: sabe-se que clientes hoje em dia são vistos como escassos, em falta, portanto manter nomes de clientes e fichas com informações sobre os mesmos é fundamental para a empresa que queira saber quando algo do tipo acontecer: cliente sumiu?. [...]


[...] Canal de catálogo: os produtos podem ser visualizados por catálogos onde oferecem a descrição e os preços dos produtos disponíveis. Esse canal proporciona ao comprador ligar para o telefone indicativo e fazer seu pedido. As vantagens oferecidas por esse canal são a praticidade, a escolha de produtos pré-instalados, serviço de atendimento telefônico 24 horas quase sempre, os preços são menores do que os que encontram-se em lojas varejistas. Esses preços são mais baixos justamente pelo menor custo de manter os produtos, essas lojas não precisam alugar pontos comerciais, manter estoques e nem cobrar as diversas taxas que se costuma pagar em lojas de varejo. [...]

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