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Marketing social x marketing societal

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Marketing social
  2. Marketing societal

1 Introdução

A concepção que se tem da sociedade muda entre países e até mesmo dentro deles apresentando uma clara alteração de costumes, tradições e cultura que desempenham densa influência em seus hábitos de consumo, alterando freqüências, atitudes e cobiça em relação aos produtos e serviços oferecidos.
O marketing nas organizações investiga estudar esses comportamentos e trabalhar atuações voltadas à satisfação de seus clientes, abrindo os olhos para novos desejos nas necessidades já viventes e atendendo-os da melhor maneira possível.
Este estudo tem como objetivo demonstrar a garantia existente da implementação de ações eficazes na prática mercadológica e demonstram que é permitida a sobrevivência organizacional dentro de um mercado intensamente competitivo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO
Organizações não lucrativas e o marketing social

Não são todas as empresas atuantes na sociedade exercem atividades relacionadas a obtenção do lucro como fonte principal de sobrevivência. O primeiro e o terceiro setor distinguem-se do segundo exatamente neste aspecto presente na economia capitalista, onde a guerra árdua por clientes permite a criação de estratégias mercadológicas determinante de opiniões equivocadas ante os críticos. Porém, o governo e o terceiro setor utilizam práticas voltadas à sociedade e ao bem estar social.
O terceiro setor se fortaleceu da inaptidão dos demais setores em realizar na sua totalidade afazeres voltados ao bem estar social, sendo composto, por organizações sem fins lucrativos, instituídas e conservadas pelo destaque na participação voluntária, numa esfera não-governamental, dando seguimento às práticas tradicionais do altruísmo, da beneficência e em busca de direitos grupais, sobretudo à inclusão do conceito de cidadania e de suas múltiplas revelações na sociedade civil.
Sabe-se, porém que a maioria das definições do marketing estão ligadas ao conceito de mercantilismo, baseando seu destaque nas relações de troca produzidas pela oferta e demanda do mercado, ansiando a satisfação das necessidades e desejos dos clientes.

Organizações com fins lucrativos e marketing societal

O marketing tem sido alvo de críticas sociais, as quais afirmam que algumas de suas práticas são maléficas aos consumidores, a sociedade como um todo e outras empresas. Afirmações procedidas por críticos dizem que o marketing incita interesses demais por exploração material, não considerando esse interesse uma comiseração natural, mas uma questão de inventivos desejos criados através do marketing. Afirmações como estas devem ser atenciosamente decompostas a cada caso, de certa forma parece não ser possível agradar alguém a apanhar determinado produto que não lhe seja necessário e por isso muitos se prendem na tarefa de tornar seus produtos mais adequados a dessemelhantes segmentos da sociedade. Porém, necessidades podem ser estimuladas através de inovações em produtos já existentes ou com a criação de novos produtos, como diferentes revelações do marketing.

[...] O conceito de marketing societal refere-se ao encargo da organização diante a sociedade, abrangendo considerações sociais e éticas em suas práticas de marketing, contrabalançando objetivos freqüentemente colidentes como o lucro dos acionistas, a satisfação dos clientes e o interesse público. De acordo com os ditos acima, o marketing societal vai além de uma simples orientação para a satisfação e desejo dos clientes e da sociedade, abordando confusões potenciais entre desejos e interesses dos consumidores e o bem-estar social a longo prazo. [...]


[...] Marketing social x marketing societal Com as acepções e aplicações defendidas até agora sobre os dois tipos de marketing, as fontes de estudo, se propõem um acoplamento entre o marketing social e as organizações do primeiro e terceiro setores da economia, e o marketing societal e as organizações do segundo setor da economia. Essa conexão busca nutrir a idéia de que o marketing social não é apropriado para organizações que tem como finalidade principal à obtenção de lucro, pois este sempre terá prioridade principal frente o desinteresse. [...]

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