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Marketing transformacional

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

Uma nova era está presente em nossos dias. Na década passada era prevista muita aceleração da tecnologia, mas não se imaginava que esta tomasse proporções gigantescas como vemos nos dias de hoje. Falava-se e esperava-se para a próxima década a nova era, a reengenharia do marketing e etc, mas não se sabia que estaríamos na próxima década, passando três vezes acima do esperado e previsto pelos estudiosos do setor.
Este estudo vem nos mostrar que o marketing transformacional está em nossa frente, tão próximo quanto estamos de nossa consciência. Iremos enfocar aqui, a importância dos ciberespaços, do comércio eletrônico, iremos enfocar sobre a economia da informação que toma lugar da sociedade industrial, com suas empresas que não necessitam ocupar espaço, que podem ser virtuais e estarem em qualquer lugar. Enfim, procuraremos demonstrar como a revolução digital alterou de maneira vital nossos conceitos de espaço, tempo e massa, enfatizaremos a maneira como as possibilidades abertas pela revolução digital mudarão o comportamento de compra dos clientes e de empresas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Adaptando-se a nova era do marketing eletrônico? Como assim? Bom, o que dizer do ciberespaço ter ocupado lugar tão importante na vida das pessoas e ter alavancado com tanta força que jamais imaginaríamos alguns anos atrás?
Fomos conduzidos a uma era onde a compra e a venda tornaram-se automatizadas e convenientes, facilidade de acesso as compras e aos pagamentos, sem ter que sair de dentro das próprias casas, enfrentar congestionamento, gasto com combustíveis ou passagens de ônibus, sem ter que enfrentar o mau atendimento realizado por um funcionário por estar num dia ?ruim?. Agora basta o cliente ligar o computador, entrar no site de compras, escolher o melhor produto, com o melhor preço, escolher as formas de pagamento e finalizar a compra e pronto, dependendo da região em que este cliente se encontre, é possível que receba seu produto no mesmo dia em sua casa.
Alguns autores confirmam que atualmente mais de cem milhões de pessoas no mundo se conectam a Internet e que o trafego de mais de 1,5 milhão de nomes de domínio ira dobrar a cada cem dias, isso tudo é para ter uma noção do tamanho deste comércio e da sua abrangência.
Essas diferentes condições fazem com que os profissionais de marketing repensem os modos como agem diante dos consumidores, as formas como os identificam, como se comunicam, como fornecem valor para esses consumidores. Será necessária a mudança de valores e melhorias em suas habilidades em gerenciar clientes e aliados.
Como será o comportamento de compra do consumidor
É difícil imaginar como será o comportamento do consumidor frente a tanta coisa diferente e extraordinária a seu dispor, com acesso facilitado. Como imaginar o comportamento de um consumidor que tenha em sua própria casa computadores com acesso a Internet via satélite ou a cabos? É difícil saber? Não, mesmo porque forma mensurados comportamentos, no ano 2002, que indicavam dentro de uma década, as pessoas de classe media já terem acessos a toda a tecnologia de ultima geração que antes era encontrada somente na casa de Bill Gates. Porém, podemos dizer hoje, em meados de 2009, que o aceleramento durou menos de uma década para se consolidar e a previsão até dos ?experts?, foi em parte, falha.
Uma assertiva que tiveram nossos ?profetas?, é que as famílias terão muito mais facilidade para escolher produtos e encomendar bens e serviços, podendo pesquisar descrições de produtos em sítios da Internet e até mesmo, comparar preços. Eis alguns exemplos de que está mudando com a revolução da informação:
A proliferação de sistemas de segurança inteligente, que permitirão a captação de ruídos e arrombamentos de casas, filmagens de portas e portões de entradas com a gravação, identificação e permissão de entrada de pessoas conhecidas.
Computadores, televisores, telefones interligados proporcionando videoconferências, maior contato e aproximação com pessoas que estão longe, tudo através da Internet e dos instrumentos de apoio.

[...] Hoje em dia as grandes empresas já utilizam cotações, negociações e encomendas conjuntamente com fornecedores globais; algumas utilizam também atendimento pelo próprio site, com o tópico perguntas freqüentes, respondem a boa quantidade de questões de clientes sem ter que atender aos telefonemas, diminuindo assim, o custo com ligações dentro da empresa; algumas empresas de leilão abrem um site especifico para esta atividade na Internet e fazem suas transações através dele; outros vendem jóias com segurança e garantia para o cliente, alem de proporcionar alta diversidade de produtos além de todos esses produtos e serviços, as empresas podem também vender viagens pela Internet, o cliente entra no site, escolhe seu destino e faz sua reserva, faz o pagamento on line e pronto, sem mais CONCLUSÃO O ritmo acelerado na era da informação torna imperativo que cada empresa reserve um tempo significativo para examinar o futuro e perguntar qual adaptações deverão realizar para ter sucesso e sobreviver. [...]


[...] Essas diferentes condições fazem com que os profissionais de marketing repensem os modos como agem diante dos consumidores, as formas como os identificam, como se comunicam, como fornecem valor para esses consumidores. Será necessária a mudança de valores e melhorias em suas habilidades em gerenciar clientes e aliados. Como será o comportamento de compra do consumidor É difícil imaginar como será o comportamento do consumidor frente a tanta coisa diferente e extraordinária a seu dispor, com acesso facilitado. Como imaginar o comportamento de um consumidor que tenha em sua própria casa computadores com acesso a Internet via satélite ou a cabos? [...]

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