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O macroambiente do marketing: visão do ambiente sociocultural

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
249 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico

1 INTRODUÇÃO

Por sermos organismos vivos e dependermos das relações interpessoais, obedecemos a crenças, normas e valores quase que inconscientemente. Temos uma visão de mundo sob vários ângulos, temos perspectivas de nosso relacionamento com a sociedade, pessoas, organismos, universo e com a natureza.
Essas relações nos colocam muitas vezes a frente de novidades e modismos aos quais fazem com que seguimos outras pessoas, querendo ser iguais, usar roupas parecidas, ter um corte de cabelo do mesmo estilo, fazendo de alguém famoso, um ídolo e seguindo seus gostos e valores.
Este estudo visa a observação desses modismos do ambiente sócio-cultural, visa mostrar a influencia que exerce sobre a visão das pessoas e o que os profissionais de marketing podem fazer para atender as necessidades desse ambiente.

2 REFERENCIAL TEORICO

As pessoas adotam visões de si próprios, hoje em dia com a instabilidade de empregos as pessoas estão mais cautelosas com os gastos e se orientam melhor quanto ao valor que suas compras oferecem. Portanto, houve diferença no comportamento que as pessoas tinham antigamente quando comprar e usar uma marca significava um modo de se expressar.

Segundo Kotler, (2002) ?Elas compravam carros, faziam viagens de férias espetaculares e dedicavam mais tempo a atividades saudáveis (corridas, tênis), as artes e ao artesanato. Hoje em contrapartida, as pessoas possuem comportamentos e ambições mais conservadores?.

As pessoas possuem também visões sobre outras pessoas. Hoje em dia se preocupam mais com as outras pessoas, com a miséria, a violência, com as vítimas e com outros problemas sociais, ou seja, as pessoas estão procurando viver de forma mais humana, procurando outras pessoas com as mesmas características, ou seja, semelhantes para conviverem, evitando estranhos, preferindo poucos amigos, mas que sejam duradouros e confiáveis.
O marketing se beneficiaria dessa situação enxergando que o mercado deve oferecer mais produtos e serviços sociais que propiciem como cita Kotler, (2002), ?relações diretas entre seres humanos, como spas, cruzeiros e atividades religiosas. Elas sugerem também um mercado crescente para substitutos sociais ? coisas que permitam que as pessoas que estejam sozinhas sintam-se como se não estivessem, como televisão, os videogames e as salas de bate papo na Internet?.

[...] Os profissionais de marketing precisam coletar dados através de pesquisas ou empresas especializadas em pesquisas socioculturais, analisar esses dados, planejar o marketing e direcionar suas campanhas de produtos que correspondem aos valores secundários e centrais da sociedade, identificando subculturas dentro da sociedade, podendo comercializar seus produtos para o público-alvo pretendido. Conclui-se, portanto a importância do ambiente sociocultural para empresas que queiram trabalhar mais ativamente e oferecer seus produtos ao seu público-alvo. Empresas orientadas para o mercado, para o ambiente externo tendem a [...]


[...] Segundo Kotler (2002), pode-se usar o seguinte exemplo: ?acreditar na instituição do casamento é uma crença central; acreditar que as pessoas devem se casar mais cedo é uma crença secundária?. Portanto, para profissionais de marketing de planejamento familiar, esses aspectos poderiam sugerir que pessoas se casassem mais tarde e não sugerir que as pessoas não se casem. Numa sociedade há de se observar a existência de subculturas e não excluir sua importância. As subculturas são grupos que compartilham valores adquiridos por circunstancias especiais ou por experiências vividas. [...]

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