Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A importância do marketing interno para a gestão da empresa familiar

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
47 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Objetivo geral
    2. Metodologia
  2. Referencial teórico
    1. Gestão Empresarial
    2. Gestão familiar
    3. Mudança Organizacional
    4. Considerações sobre as mudanças organizacionais
    5. Conforme Passos e Naijar (1999)
    6. Nas palavras de Popcorn (1998, p.45)
    7. Como afirma Dickson (apud CZINKOTA, 2001, p.44)
    8. Marketing interpessoal
  3. Discussão
  4. Conclusão
  5. Referencial

A finalidade deste estudo foi pesquisar como esta sendo utilizado o Marketing Interno em uma empresa familiar. Sabe-se que uma empresa familiar nem sempre consegue implantar mudanças em sua estrutura organizacional, pelo fato de que muitos gestores colocam interesses ou sentimentos pessoais e agem como centralizadores na tomada de decisão. Baseando-se em pesquisas, pode-se constatar que atualmente, as empresas estão enfrentando muitos problemas internos e externos, sobretudo com relação ao crescimento do número de concorrentes, resultantes da globalização. Visando superar a concorrência ou mesmo para manter-se dentro do mercado, os administradores devem buscar um aperfeiçoamento contínuo e procurando revolucionar e criar uma diferenciação das rotinas administrativas, de processos de produção e das estratégias de Marketing, entre as quais a utilização do marketing Interno, cuja alternativa é importante no sentido de alcançar um bom clima organizacional.

[...] O marketing interno também é conhecido como endomarketing, que consiste em projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento de seus funcionários com o desenvolvimento adequado das diversas tecnologias. O termo Endomarketing, segundo Grönroos (1995), foi cunhado para abranger uma variedade de atividades internas, não novas em si, mas com uma abordagem voltada ao desenvolvimento de uma orientação para serviços gerando um interesse por clientes e por marketing entre os funcionários da empresa. [...]


[...] Canal de comunicação entre funcionários e chefia?) 10 Qual contribuição pode ser dada pela perspectiva do marketing para a prática da administração de recursos humanos? 11 Poderia citar três ações de marketing interno que foi implantada na empresa? 12 Quais as vantagens e desvantagens de se implantar o marketing interno? 13 Qual o custo e benefício da implantação deste programa a curto, médio e longo prazo? 14 Que outros tipos de marketing a empresa adota? 15 Poderia sintetizar todo o processo de mudança e implantação do Programa de Marketing Interno? [...]


[...] A empresa chegou a adquirir livros ou outros materiais sobre marketing interno para que alguns funcionários pudessem aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o assunto? ( ) Sim ( ) Não Quanto tempo levou a preparação para a implantação do programa ( ) meses ( ) anos 3. A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE MARKETING INTERNO 1. Qual a data que se iniciou a implantação do programa de marketing interno? 2. A implantação foi realizada por terceiros, no caso uma consultoria especializada? [...]

Mais Vendidos marketing

Projeto integrado multidisciplinar - Cosmos Cosméticos S/A

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo de caso   |  15/12/2008   |  BR   |   .doc   |   24 páginas

Os desafios da produção na atualidade

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  15/02/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Últimos trabalhos marketing

O PlanejamentoTributário

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  12/12/2012   |  BR   |   .doc   |   26 páginas

Ações Prejudiciais a Execução

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  09/12/2012   |  BR   |   .doc   |   14 páginas