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As principais etapas do processo de administração de marketing

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. ANÃLISE DE BALANÇOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

1 INTRODUÇÃO

Ao se falar em marketing muitos fazem uma suposição totalmente diferente de seu verdadeiro significado. Alguns pensam que marketing é propaganda e nada mais que vendas. Mas na verdade não é isso que significa, mesmo porque o marketing tem um amplo significado e podemos dizer que marketing é uma tarefa administrativa.
Portanto, este estudo ira explicar e exemplificar a administração de marketing em seu verdadeiro e puro significado, para quem não o entende passe a compreender melhor suas tarefas e os passos que a administração de marketing tem a função de exercer dentro de uma empresa.
Após o estudo terminado, o leitor poderá identificar como é grande e importante a função de administração de marketing. Poderá identificar a sua função e importância e o seu uso para melhorar o desempenho administrativo de qualquer negocio que se pretenda abrir, independente do seu ramo de atuação. E poderá também, perceber a importância de um trabalho em conjunto, com todos os membros da organização empenhados no seu sucesso.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O verdadeiro marketing, ou seja, o marketing eficaz começa com uma pesquisa de mercado, aonde irão se revelar vários segmentos de atuação, que possuem compradores com diferentes necessidades. Depois de feita a pesquisa, a empresa devera identificar qual o segmento em que irá atuar, atendendo este publico com a mais alta eficiência. Ao estar com o segmento definido, a empresa precisa posicionar seus produtos para o mercado-alvo identificado, de modo que estes percebam como sua oferta difere das ofertas do concorrente. Isso tudo engloba o marketing estratégico da empresa.
Após ter o marketing estratégico aplicado na empresa, é necessário partir para o marketing tático, onde será aplicado o mix de marketing aos produtos, que nada mais são do que decisões relativas ao produto, ao preço, a praça e a promoção dos mesmos. Feito isto vem a fase de implementação do mix aos produtos, utilizando para seu controle um monitoramento para avaliar os resultados e sempre poder melhorar suas estratégias e suas táticas de mix de marketing.
? Pesquisa de mercado
Toda empresa que queira entrar em um mercado novo, necessita de uma pesquisa de mercado eficiente, para provar que não é somente uma idéia na cabeça, mas que ali possua uma boa oportunidade.
Enviar um anotador de pedidos para fazer uma pesquisa em um lugar onde se tenha a idéia de montar um negocio não é uma boa idéia, nem mesmo um vendedor, pois nenhum dos dois tem conhecimentos específicos que irão definitivamente enxergar se naquele lugar onde pretende-se montar o negocio possa oferecer de fato uma oportunidade. Portanto, será necessário um profissional de marketing para se fazer a pesquisa, somente ele poderá identificar a oportunidade e a viabilidade existente, como por exemplo, o profissional de marketing terá a visão acerca da porcentagem de clientes potenciais que o lugar dispõe, acerca da previsão de unidades a serem vendidas por ano, qual o preço que deveria ser praticado, qual seria o lucro da empresa, o retorno sobre o investimento e o valor de ganhos futuros ao entrar no mercado. Portanto, não basta se ter uma idéia em mente sem ter um profissional que analise a viabilidade desta idéia e se realmente seria possível seguir em frente com um investimento, só assim o empresário poderá montar um negocio, sabendo das oportunidades que o lugar oferece e nunca fazer um investimento as cegas ou por dedução de que seria um ótimo lugar sem antes fazer uma pesquisa de mercado eficiente e acompanhada por um profissional da área, que é o profissional de marketing.
? Segmentação, definição de público-alvo e posicionamento ? marketing estratégico
A pesquisa revela quais segmentos existem e que devam ser perseguidos, após realizada esta tarefa é necessário o posicionamento do produto para os clientes-alvo, de forma que os clientes possam perceber os benefícios do produto. O posicionamento é o esforce de implantar os benefícios e a diferenciação na mente das pessoas. Existem fabricantes de carros, como a Volvo, posicionou seu carro como o mais seguro do mundo, reforçando continuamente o projeto, os testes, a propaganda e tudo mais que faça com que esta visão se posicione na mente do consumidor.
Um posicionamento total de uma marca significa que esta deva também oferecer uma proposta de valor, alem do preço do produto, este tem que oferecer valor ao cliente.

[...] Mix de marketing Após a pesquisa de mercado e o posicionamento do produto, os profissionais de marketing devem seguir para o marketing tático, partindo para o estabelecimento do mix de marketing aos produtos. Para isto os profissionais usam algumas ferramentas, que podemos chamar de quatro Ps: Produto: neste âmbito devemos considerar que ao oferecer um produto é necessário oferecer em conjunto, a sua embalagem e serviços que o comprador ira adquirir com a compra. Preço: o estabelecimento do preço do produto é um fator chave para se ganhar confiança e credibilidade dos clientes. [...]


[...] Algumas das falhas estão enquadradas na forma de se fazer a promoção do produto, o seu preço e deixar de prestar o atendimento prometido, dentre outras. Sendo necessário o uso do marketing integrado, a fim de proporcionar ligações mais estreitas e eficazes entre as funções essenciais relacionadas aos clientes. As empresas geralmente tem um controle limitado da entrega de valor para o cliente, tendo dificuldades em alinhar o valor da marca ao valor para o cliente. Controle Esta etapa corresponde ao monitoramento constante e controle das atividades bem sucedidas do marketing. [...]

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