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Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

Data de Publicação
19/05/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
155 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Marketing: a força do ambiente demográfico

  1. Introdução
  2. Referencial teórico

1 INTRODUÇÃO

Forças ambientais externas exercem poder sobre as empresas e afetam o seu interior, é a partir delas que surge a possibilidade de produzir produtos ou oferecer serviços para satisfazer necessidades da população.
Portanto, profissionais de marketing devem monitorar seu ambiente demográfico e perceber nele as oportunidades de se oferecer produtos ou serviços que satisfaçam esses desejos.
A taxa da população mundial vem crescendo assustadoramente, e esses necessitam consumir para sobreviver, partindo dessa premissa, os profissionais de marketing devem formular suas estratégias de marketing para bem atender a todos de uma forma satisfatória.
Portanto, este estudo mostra que é necessária à observação e monitoramento desse ambiente, pois este oferece inúmeras oportunidades de exercer o trabalho empresarial e com ele, estar ciente, de que estará atingindo a todos os públicos com eficiência.

Segundo KOTLER, (2002), “A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque os mercados são compostos de pessoas. Vários são os aspectos de extremo interesse dos profissionais de marketing”.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O crescimento populacional vem sendo motivo de grande preocupação pela sua explosão nos últimos anos. As preocupações em torno disso estão nos recursos escassos e limitados, como os combustíveis, alimentos e minerais, que com o uso desmedido podem vir a acabar. Esses problemas podem ocasionar uma pior qualidade de vida, poluição, superpopulação e, ainda, o esgotamento de minerais e a falta de alimentos. Estudos recomendam a aplicação do marketing social mundial, para um melhor planejamento familiar.
Além dessas causas ainda pode-se citar que esse crescimento populacional está centrado em maior quantidade nos paises mais pobres. Enquanto em paises desenvolvidos a taxa de crescimento está em torno de 0,6 por cento ao ano, em paises subdesenvolvidos essa taxa é de 2 por cento ao ano. Apesar da taxa de mortalidade estar em declínio em função da medicina moderna, a taxa de crescimento continua estável nos países em desenvolvimento. Acontece que nestes paises é difícil alimentar, vestir, educar e ainda ter um padrão de vida ascendente. Esse crescimento populacional explosivo tem importantes implicações na área dos negócios, pois não significam que quanto mais pessoas existam no mundo, maiores serão as chances de atender a todos, mesmo porque a maioria esta concentrada em áreas onde a renda familiar não permite adquirir produtos para satisfazer caprichos.

[...] Por exemplo, se a população do Japão é considerada uma população de idosos, então empresas que produzam materiais para idosos deverão concentrar seus esforços naquele país, por outro lado, um país onde a maioria seja crianças, os esforços de marketing devem ser direcionados na produção de materiais para crianças. As gerações de diferentes faixas etárias oferecem oportunidades aos profissionais de marketing, por exemplo, no Brasil hoje uma geração que chama a atenção é a geração que pertenceu a um grupo demográfico dos EUA nas décadas de 1977 a 1984, chamada de geração Net, que hoje está evidente no Brasil. [...]


[...] A observação e o acompanhamento do ambiente demográfico proporcionam a empresa focalizar melhor quem são seus clientes e promover o marketing a fim de atingir este público-alvo. Além de que as tendências demográficas a curto e médio prazo são altamente confiáveis e dificilmente uma empresa será subitamente surpreendida por mudanças demográficas bruscas, ou seja, há um período de tempo longo para as empresas perceberem as mudanças, preverem as conseqüências e mudarem o que for necessário para continuarem a oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades [...]

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