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Marketing administrativo - qualidade do plano de marketing e organização de um marketing mais eficaz

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Marketing administrativo

1 INTRODUÇÃO

O empreendedor que irá abrir uma empresa precisa, antes de tudo, planejar, planejar e planejar. Qualquer plano que se preze necessita de qualidade para que se possa construir uma organização de marketing eficaz.
Este estudo propõe demonstrar a importância da qualidade do plano de marketing, enfocando na construção de uma organização de marketing eficaz.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Um plano de marketing é difícil de ser avaliado pela alta administração. O fato que ocorre e dificulta esse processo, é que muitas vezes a alta administração não está por dentro das necessidades reais que cada plano deveria conter, portanto, somente quem poderá saber a realidade dos planos são os setores que os formulam. Neste caso o que a alta administração deveria fazer, é assegurar que todos os planos utilizem a mesma estrutura de planejamento. Ou seja, deverá, ao avaliar cada plano, fazer as seguintes perguntas a respeito do plano de marketing: O plano considera as oportunidades e ameaças? Os segmentos-alvo e do mercado e de seu potencial são claros em sua definição? As propostas são adequadas? As estratégias são coerentes? Quais as chances do plano de marketing levar até os objetivos? O que o gerente eliminaria, caso recebesse apenas 80 por cento da dotação orçamentária solicitada? Caso oferecêssemos 20 por cento a mais do que o planejado, o que o gerente faria alem do planejado?
Alem dessas perguntas o a alta administração poderá utilizar softwares de planejamento que utilizam um padrão para cada plano estabelecido, isso facilita e ajuda na compreensão do plano e fica mais fácil de avaliar e corrigir possíveis erros.
Construindo uma organização de marketing eficaz
Antigamente as empresas não possuíam departamentos de marketing em seus interiores como hoje. Naquela época as empresas possuíam departamentos de vendas, onde viam a necessidade de profissionais para pesquisa de mercado, de gerentes para propaganda e de promoção de vendas, as quais, o departamento de vendas não conseguia resolver. Portanto, pode-se dizer que o departamento de marketing surgiu como um apêndice do departamento de vendas, pela necessidade de um gerente de produtos, um de marca, outro das principais contas, um de segmento de mercado, atendimento ao cliente e outras tantas funções que hoje as empresas vêem diante dos olhos precisando de um profissional de marketing para resolver.
? A atual proliferação dos cargos de marketing
As necessidades descritas acima proporcionaram o desenvolvimento do departamento de marketing, fazendo com que, o que antes era um apêndice do departamento de vendas, agora fazendo o mesmo departamento de vendas tornar-se um apêndice do departamento de marketing. Assim foram criados gerentes de produto, responsáveis por traçar o curso dos produtos; gerente de marca, para lançar e gerenciar cada uma delas; gerente de conta, para administrar as cadeias de varejo as quais a empresa mantém relações; mantêm equipes de atendimento ao cliente; gerentes de segmento de mercado para a manipulação de mercados amplos. Empresas que vendem produtos em todo o mundo requerem um gerente de país para supervisionar a gama de produtos dessas empresas em cada território, além do gerente regional para apoiar a atuação em cada região. São criados, também, gerentes de valor de marca, gerentes de área de mercado, gerentes de produtos étnicos e até gerentes de categoria, para manter a categoria de produtos em equilíbrio a fim de competir entre uma ou mais marcas com categorias iguais.
? Problemas atuais na organização do departamento de marketing
Hoje em dia os departamentos de marketing precisam se modernizar, fazendo com que as empresas tenham que lidar com uma serie de questões complexas que veremos a seguir:
? O que as empresas precisam fazer para que os gerentes de marketing tomem decisões sensatas e que sejam de longo alcance no tempo?

[...] Como se pode estabelecer melhores relações entre o marketing e os demais departamentos, como o de pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e finanças? Neste caso é necessário que os departamentos tem que interagir mais, dialogar sobre seus conflitos e buscar soluções entre eles que sirvam aos interesses da empresa no longo prazo. Como as empresas podem interagir melhor nas comunicações de marketing? As empresas, para evitar problemas de comunicação de marketing devem, nomear um vice-presidente ou diretor de tecnologia da informação. [...]


[...] Neste âmbito é preciso enfatizar que a empresa pode manter um departamento de marketing menor, pois todas as áreas da empresa estão empenhadas em satisfazer o cliente e estão trabalhando nisso no seu dia a dia, fazendo com que a expressão dono do cliente? signifique ser uma função da empresa como um todo e não apenas do departamento de marketing. Enfim, o departamento de marketing normalmente é mais hábil em identificar novas oportunidades no mercado, pois dispõe de ferramentas para compreender as necessidades do cliente e seu comportamento também, para avaliar e testar a atratividade de diferentes conceitos de produto CONCLUSÃO Vimos no estudo acima que o marketing esta constantemente sendo redefinido e incorporado novas responsabilidades. [...]

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