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Marketing focalizado no cliente

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Considerações sobre o marketing e os clientes
    1. Conceitos usuais de marketing
    2. Marketing de relacionamento
    3. Clientes
    4. Fidelização do cliente
    5. Importância das pessoas na fidelização
    6. Definição do mercado alvo - segmentação
  2. Os clientes para o relacionamento
    1. Conhecendo o cliente
    2. Fidelização e captação de clientes
  3. O comportamento do consumidor

A competitividade no mundo globalizado é o elemento propulsor de todos os esforços e estudos realizados com o objetivo de se obter soluções cada vez melhores para problemas de clientes, tendo em vista que produtos e serviços são planejados e lançados no mercado como alternativas desejosas de êxito para solução de problemas específicos de clientes. Nesse contexto, a adequação da empresa às oportunidades detectadas no mercado bem como os esforços para obter a lealdade dos clientes e confecção de relacionamentos excelentes e aproveitáveis vêm se estabelecendo como prioridade das organizações.
Visando, então, a otimização e prosperidade de sistemas organizacionais em uma atualidade que tem como imperativos a globalização e a competitividade, os relacionamentos entre organizações e clientes adquirem atenção especial e o marketing de relacionamento englobando desde aspectos da qualidade e prestação de serviços aos clientes até estratégias de fidelização de clientes, apresenta-se como diferencial competitivo.
Deve-se ainda considerar que os clientes representam a base e o futuro da empresa, o que justifica toda a atual tendência rumo à chamada fidelização/lealdade dos clientes como um dos propósitos fundamentais das organizações (lucro, sobrevivência, contribuição com a sociedade, dentre outros, também o são). Na sua concepção mais essencial de encantar, conquistar e fidelizar clientes, o marketing atende a essas expectativas.
Posto isso, apresenta-se como tema de trabalho o Marketing focalizado no cliente.


[...] O novo marketing se baseia no conhecimento e na experiência. O conhecimento da tecnologia pertinente, da concorrência, de seus clientes e da própria organização, seus recursos, planos e formas de fazer negócios, tudo isso é meio de integração do cliente, gerando produtos que o satisfaçam e também atendam a estratégia da empresa Clientes As definições que se encontram na literatura para designar clientes possuem um caráter muito amplo, a exemplo da definição de NICKELS; WOOD (1999, p. 421): ?indivíduo ou organização que compra ou troca algo de valor pelos produtos da empresa?. [...]


[...] À medida que as organizações se aprimoram e investem esforços na tentativa de conquistar a fidelidade e ampliar sua gama de clientes, novas relações com parceiros e clientes estão sendo implementadas, transformando o relacionamento no principal bem da empresa conseqüentemente, impulsionando o desenvolvimento de uma área dentro da disciplina de marketing , conhecida como marketing de relacionamento. Quanto mais fortes e consistentes os relacionamentos, mais eles duram e menores as probabilidades de acabarem. Como exemplo a afirmação de BERRY (2001, p. [...]


[...] Pode-se ver que o marketing é muito importante para uma empresa, para o seu crescimento e posicionamento no mercado. É através de suas ferramentas que se pode tomar pequenas e grandes decisões. É com o marketing que se obtém informações necessárias dos clientes e da concorrência, para assim se melhorar e saber o que o mercado esta querendo e que os clientes desejam em um serviço. Nos tempos em que se vive tem-se muita oferta para os consumidores, portanto a lealdade dos clientes esta ficando cada vez mais difícil para as empresas, e o que vai atrair o cliente e fazer com que este retorne sempre é a qualidade do produto e serviço oferecido. [...]

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