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Obtendo e utilizando inteligência de marketing

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A Leitura
  2. A Escrita
  3. Novas Motivações e Atitudes

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, as informações dentro das empresas acabam se tornando uma poderosa arma competitiva. Em se tratar de marketing tático podemos dizer que as empresas estão tornando o marketing uma batalha pela propriedade das informações e pela propriedade de recursos, pois o marketing tático proporciona a empresa colher, reunir e analisar informações relevantes aos dirigentes de uma forma mais fácil, descomplicada e sensata. Este estudo procurará apontar a importância das informações dentro da empresa, de abertura de novos departamentos e a delegação de novos cargos que dão importância em se concentrar na busca de informações aproveitáveis para a composição de um banco de dados interno que seja auxiliar na tomada de decisões.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Empresas que desenvolvem rotinas eficientes para obter novas informações podem se considerar empresas do futuro, pois a visão para se tomar decisões se torna mais clara e as previsões são mais fáceis de serem monitoradas. A discussão de algumas questões referentes a como os profissionais de marketing desenvolvem as técnicas para obter as informações, se faz necessária. Portanto poderemos expor de que tipos de informação as empresas necessitam para tomarem as melhores decisões de marketing, quais são as maneiras que devem ser escolhidas para reunir as informações mais relevantes e como os dados devem ser gerenciados dentro da empresa, de que modo as informações de qualidade podem estar facilmente disponíveis aos administradores de marketing.
- Tipos de informações úteis : Se tratando da obtenção de informações, os gerentes podem cometer dois erros que é o exagero de informações ou a insuficiência das mesmas. A partir do momento em que a empresa desenvolve um modelo de forças que gerem lucros e vendas tanto no macroambiente da empresa como no ambiente de marketing, existira a solução desses dois problemas.
- Macroambiente : Pela constante mutação em que o macroambiente se encontra, as empresas sempre encontram senão uma oportunidade em determinada área, em outra. E acabam usufruindo as facilidades de ganho que elas proporcionam. Acontece que vários investidores, por exemplo, vender ações de um setor para comprar em outro totalmente diferente, pelo simples fato do segundo oferecer maior oportunidade. Ao passo que investidores percebem oportunidades e mudam com freqüência no mercado financeiro, de um setor a outro com facilidade, as empresas que tem perspectivas de longo prazo e necessitam de maiores informações sobre quais mercados seriam ideais de investir seus recursos e quais deveriam ser abandonados. Portanto, empresas e investidores precisam estar inteirados do que está acontecendo nos cinco principais componentes do macroambiente, que englobam as tendências demográficas, econômicas, estilos de vida, tecnológicas e políticas e de regulamentação.
- Tendências demográficas : Se tratando de tendências demográficas o fator mais importante a se considerar, é sua previsibilidade. Uma população com distribuição etária qualquer e taxas de nascimento, casamento e mortalidade estáveis, permitem que projetos sejam feitos com anos de antecedência e uma certa exatidão da composição etária do futuro. Um crescimento considerável de nascimentos requer alta disponibilidade de fraldas descartáveis. Além da observação da composição etária da população, pode-se usar também, um método útil é a observação dos dados de migração, pois alguns lugares perdem população, enquanto outros ganham. O estudo das tendências demográficas não diz respeito apenas ao país de origem, mas podendo expandir-se também globalmente, estudando as características da população. Geralmente mercados com governos estáveis, população numerosa e grande poder aquisitivo atraem investidores. Portanto, as características demográficas devem ser um ponto de partida para a avaliação desses paises.

[...] Agencias de logística: as agencias de logística devem ser escolhidas de forma a proporcionar a empresa economizar significativamente com a melhoria de sua contratação e da qualidade desses fornecedores de logística. Concorrentes Toda empresa precisa de informações precisas sobre seus concorrentes. Um tipo de concorrente que a empresa precisa se preocupar é com aquele que vende para o mesmo publico-alvo, para o que participa e ganha as mesmas licitações, aquele que utiliza o mesmo mix de marketing sendo por fim, a empresa que mais se parece com ela. Concorrentes distantes podem ser potencialmente perigosos. [...]


[...] É necessária a observação do poder aquisitivo deste mercado, se permite o estabelecimento de uma empresa e se esta empresa conseguira atrair clientes suficientes para vender seus produtos. Populações de classe media atraem empresas que produzem para vender as pessoas dessa classe. Já populações de classe alta, atraem empresas que fabricam seus produtos ou oferecem serviços específicos para essa classe. Com a classe baixa acontece a mesma coisa. As empresas necessitam de monitoramento constante da economia e devem dar muita atenção as previsões econômicas. [...]

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