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Questões sobre o "primeiro P" do mix de marketing : o Produto

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
151 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
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  1. Questões sobre o "primeiro P" do mix de marketing : o Produto

1 INTRODUÇÃO

O mix de marketing é composto por 4Ps, cada qual com sua importância individual.
Este estudo enfocara as características e táticas, ferramentas e estratégias do primeiro P do mix, o P de produto.
Iremos, portanto, demonstrar as funções deste P e a importância de uma gestão eficaz sobre este P a fim de não gerar a miopia de marketing, que muitas empresas ainda praticam. As empresas devem ir além da fabricação e venda do produto em si, deixando de se orientarem para o produto, mas passando a usar o produto para se orientarem para o cliente. Isto é o que veremos a seguir.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O produto é o primeiro e o mais importante elemento do mix de marketing. A estratégia do produto demanda decisões coordenadas sobre mix de produtos, linhas de produtos, marcas, embalagem e rotulagem.
O profissional de marketing precisa pensar em cada um dos cinco níveis de produto quando for planejar sua oferta de mercado. O cliente, portanto, ira comprar realmente o beneficio central, ou serviço. Em segundo lugar, já no segundo nível, o profissional de marketing deve transformar o beneficio centrar em um produto básico. O terceiro nível diz respeito ao preparo de um produto esperado pelo profissional de marketing, com uma serie de atributos que os compradores normalmente esperam e aceitam quando compram o mesmo. No quarto nível, é preparado um produto ampliado que inclua serviços e benefícios adicionais que se diferenciam das ofertas do concorrente. E por ultimo, no quinto nível, o profissional tende a preparar um produto potencial, que abrange a todas as adições e transformações a que o produto poderá finalmente ser submetido.
Produtos são classificados de diversas maneiras, são classificados em termos de durabilidade e confiabilidade, os produtos podem ser bens duráveis, bens não-duráveis ou serviços. Se tratando de bens de consumo, os produtos são de conveniência onde encontram-se produtos básicos, mercadorias de impulso e mercadorias de emergência. Já os bens de compra comparada, encontram-se produtos homogêneos e heterogêneos. Temos também os bens de especialidade e os bens não-procurados.
Os produtos empresariais permitem três categorias que são materiais e peças, que estão inclusas a matéria-prima, materiais e peças manufaturadas; os bens de capital, onde encontram-se as instalações e equipamentos e os suprimentos e serviços, que estão os suprimentos operacionais, peças e serviços de manutenção e serviços de consultoria empresarial.
As empresas podem escolher por vender mais de um produto de acordo com um mix de produtos, onde seja estudada a abrangência, extensão, profundidade e consistência da linha. Algumas estratégias se fazem necessárias nesta fase, que permite ao profissional de marketing decidir quantos recursos serão investidos nessa linha, examinando as vendas, os lucros e o perfil de mercado. Os profissionais podem usar ferramentas para manter, ampliar, colher e abandonar linhas de produtos ineficazes.
Administradores de marketing tem a tarefa de modificar suas linhas de produtos, expandir o mercado para cima, para baixo ou ambos, modificar alguns produtos da linha, modernizar seus produtos, eliminando certos produtos menos lucrativos.
Ao pensar em administrar uma linha de produtos, deve-se pensar que essa administração não deve ser limitada, mas tem que ser pensada de forma ampla e de modernizar todas as áreas que promovem o produto, até mesmo a marca. Portanto, a marca é uma questão importante na estratégia do produto. O estabelecimento de marcas é caro e consome tempo e podem ainda, promover, ou ate mesmo destruir um produto. Aquelas empresas que se consolidaram pela sua marca, tendo-as como patrimônio, sendo uma preciosidade e um importante ativo para a empresa.

[...] Após tanta definição acerca do primeiro P do mix de marketing, devemos lembrar que o produto depende sim de muita estratégia que o envolva e discernimento capaz de saber que o produto precisa ser diferenciado. Temos o exemplo das commodities, estas necessitam de diferenciação constante, pois se forem expostas para degustação do publico de olhos vendados, nenhum consumidor seria capaz de distinguí-las pelas suas marcas, portanto o valor esta na diferenciação que é formulada em torno do produto, fazendo com que este promova no psicológico das pessoas que aquela seria a marca ideal de acordo com o estilo de vida da pessoa, como as marcas de cigarro promovem seus programas de marketing, como as marcas de carro definem um publico de acordo com a função que o carro exerça e as marcas de café, diferenciadas pela região, etc. [...]


[...] Esses profissionais gostam do que fazem e se divertem enquanto vêem que suas idéias estão repercutindo bons resultados, como uma criança que tem uma imaginação extremamente criativa, criando personagens, cenários, pessoas e situações, o profissional de marketing também tem as mesmas características, mas claro que, com objetivos muito maiores, que é a satisfação e encantamento do cliente. Basta a observação das características que um profissional de marketing tem a sua disposição para colocar em seu projeto de criação e de diversão, como expandir a variedade de produtos, a qualidade dos mesmos, o seu design, o nome da marca, a sua embalagem, seu tamanho, os serviços que o acompanham, suas garantias e a permissão das devoluções. [...]

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