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A estratégia de marketing para a descontinuidade de produtos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdade OPET

Informações do trabalho

Juliana A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
16 páginas
Nível
Para todos
Consultado
770 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Fundamentação teórica
    1. Marketing
    2. Estratégia
    3. Ferramentas de decisão
    4. Composto de marketing ou mix de marketing
    5. Ciclo de vida de produto
    6. Descontinuidade de produtos
  4. Materiais e métodos
  5. Análise e discussão dos resultados

Com o avanço da tecnologia e o lançamento cada vez mais acelerado de novos produtos, tem-se uma infinita gama de produtos sendo disponibilizados no mercado. E, o que que acontece com os produtos que já estão se tornando, obsoletos, ou que não estão tendo mais tanta representação nos lucros da empresa?
Atualmente, para uma empresa se tornar competitiva no mercado, deve estar sempre renovando seus produtos. Para isso, é necessária a utilização do planejamento estratégico, bem como adaptar a sua estrutura organizacional a uma realidade de constantes incertezas e alta competitividade, que pode trazer em pouco tempo ameaças ou oportunidades. O planejamento estratégico auxilia na tomada de decisões e na antecipação às mudanças.
O trabalho tem, portanto, o intuito de apresentar quais as estratégias utilizadas pelas empresas na descontinuidade de seus produtos dentro do ciclo de vida de produto. Para isso, irá estudar temas como: canal de relacionamento com os clientes; precificação; promoção; e o próprio produto e seu comportamento ao longo do ciclo de vida.
Empresas são eficientes em seu dia-a-dia, porém ineficazes nas decisões estratégicas (ALMEIDA, 1994), principalmente quando necessita descontinuar seu produto do mercado. Portanto o propósito da pesquisa, é identificar se as empresas desenvolvem um roteiro dentro do planejamento estratégico para retirar seus produtos do mercado sem deixar de lado os canais de relacionamento com o cliente, sem perder o valor da marca desenvolvido anteriormente no consumidor.
Para este estudo ficou definido a seguinte problemática: Quais as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para a descontinuidade de seus produtos do mercado?

[...] Ao analisarmos a pesquisa, percebemos que as empresas normalmente não utilizam a promoção, ou o canal de comunicação para informar o cliente sobre esta fase do produto. Uma das empresas disse que a fase de descontinuidade do seu produto vem de acordo com o compromisso assumido com o cliente, pois acredita que não funcionará se simplesmente deixar de fornecer o produto ao cliente. E se existir a necessidade de informar o cliente antecipadamente, é que eles utilizarão as ferramentas disponíveis da promoção (Rádio, TV, Revistas especializadas, Revistas de massa, Jornais, etc) para informar o cliente sobre algum problema que possa ocorrer. [...]


[...] A pesquisa será importante para analisar o problema: Quais as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para descontinuidade de seus produtos do mercado? As perguntas foram concebidas a partir dos objetivos específicos , abrangendo 4 aspectos: Questões para análise das estratégias de distribuição utilizadas pelas empresas, para descontinuar seus produtos do mercado. Questões para identificar quais as mudanças nas políticas de preço adotadas pela empresa para a descontinuidade de um produto do mercado. Questões para identificar quais as ações dirigidas ao relacionamento com o consumidor utilizado durante o processo de descontinuidade de um produto do mercado. [...]


[...] Não seguir um modelo de acompanhamento e descontinuidade do produto pode ocasionar perdas significativas dependendo da estrutura da organização, isso poderá implicar descrédito no mercado ou até falência MATERIAIS E MÉTODOS De acordo com SAMARA (1997) a pesquisa de marketing consiste em obter dados de forma empírica, sistemática e objetiva para a solução de problemas ou oportunidades específicas relacionadas ao marketing de produtos ou serviços. A pesquisa é fundamental para o conhecimento e avaliação de componentes de atitudes junto com as indústrias de bens de consumo. [...]

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