Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A importância do marketing de serviços

Informações sobre o autor

Prefeitura Municipal de Corinto
Nível
Especializado
Estudo seguido
Administraç...

Informações do trabalho

ANTONIO D.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1198 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Visão geral de marketing
  2. Segmentação de mercado
  3. Comportamento do consumidor
  4. Marketing de serviços
    1. Características dos serviços
  5. Métodos de classificação das diferenças entre vários tipos de serviços
  6. O serviço como processo
  7. Os altos e baixos da demanda
  8. Medindo e administrando a capacidade produtiva
  9. Estratégia de comunicação de marketing

Marketing é um processo social e gerencial que estuda as relações de troca entre indivíduos e organizações para que se obtenha aquilo que desejam e necessitam. Muitos vêem o marketing apenas como propaganda e venda, mas o verdadeiro marketing não é tanto a arte de vender o que se produz, mas sim saber o que produzir. Sabe-se também que, dentro de um processo de marketing as necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, transações, relacionamentos e mercados são conceitos centrais, que além de estarem interligados são importantes, pois estão intimamente ligados às necessidades humanas, que por sua vez, é o conceito básico e inerente ao marketing, já que pela própria constituição do homem as necessidades são múltiplas e diversificadas (KOTLER & ARMSTRONG, 1999).

Ainda segundo Kotler & Amstrong (1999) a necessidade é um estado de carência percebida. Essa necessidade se transforma em um desejo que ligado ao poder aquisitivo se torna uma demanda. Para que aconteça a demanda é necessária à criação de produtos e serviços, oferecendo valor para o cliente que é a percepção por ele da diferença entre os benefícios e os custos. A satisfação virá quando um produto oferecer um bom valor e a qualidade significa esta satisfação que o cliente procura, aliada à ausência de defeitos. Quando acontece o processo da troca que é realizar as necessidades e desejos, através do marketing ocorre também uma transação entre duas partes. Se as transações continuarem acontecendo entre as mesmas partes desenvolve-se um relacionamento. Cria-se então um mercado que é um grupo de consumidores reais e potenciais de um produto ou serviço. Este relacionamento é uma meta importante para o marketing.

[...] Demanda excede a capacidade ótima: seria o ponto além do qual os esforços de uma empresa de atender clientes adicionais resultarão na percepção de perda na qualidade do serviço. Demanda e oferta estão bem equilibrados: é o ponto ideal onde pessoal e instalação estão ocupados, sem estarem sobrecarregados e conseqüentemente os clientes recebem um bom serviço. Excesso de capacidade: a demanda está abaixo da capacidade e os recursos produtivos da empresa são sub-utilizados, o que resulta em baixa produtividade. Segundo Lovelock & Wright (2005), existem duas soluções básicas para o problema da demanda flutuante. [...]


[...] Pelos Esforços Promocionais: a ação da publicidade, do merchandising e as ofertas das promoções de vendas são dirigidas a estimular o consumidor. Pela Composição da Estrutura e Localização: a localização o mais próximo possível do consumidor, exerce grande influência na decisão de compra ou consumo. Este consumidor estimulado pode responder a comunicação recebida através da percepção e da atitude favorável ou desfavorável à mensagem recebida. Pode então, comprar ou não um produto ou serviço que lhe foi oferecido, e posteriormente ser leal ou não ao produto e serviço comprado. [...]


[...] Métodos de Classificação das Diferenças entre Vários tipos de Serviços Para Lovelock & Wright (2005), é essencial em relação a estratégia de marketing o desenvolvimento de métodos úteis para se agrupar os serviços em categorias que compartilham características importantes. É preciso, portanto, classificar os serviços em grupos relevantes ao marketing, procurando pontos de semelhanças entre ramos diferentes de atividade. O modo tradicional de se agrupar serviços é pelo ramo de atividade. Ajudam a definir os serviços principais oferecidos pela empresa e deste modo entender tanto as necessidades do cliente como também da concorrência. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Trabalho sobre o livro "Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados"...

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Fichamento   |  09/09/2006   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

A importância da ética para a fidelização de clientes

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  03/01/2007   |  BR   |   .doc   |   26 páginas

Mais Vendidos marketing

Projeto integrado multidisciplinar - Cosmos Cosméticos S/A

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo de caso   |  15/12/2008   |  BR   |   .doc   |   24 páginas

Os desafios da produção na atualidade

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  15/02/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas