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A visão sistêmica como estratégia em marketing

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
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Informações do trabalho

Gisele P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Enfoque sistêmico
    1. Organização
    2. Sistema
    3. Visão sistêmica
  3. Marketing estratégica
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográfico

O presente artigo evidencia a importância do enfoque sistêmico como estratégia em marketing de forma levar as empresas a visualizarem todas as variáveis existentes em sua estrutura com objetivo de trabalhar globalmente, enxergando o sistema como um todo, mostrando assim a relação entre o marketing, o ambiente interno e externo, bem como toda a complexidade que forma a organização. A principal característica do enfoque sistêmico é estudar não somente uma variável, mas todo o conjunto, levando em conta seu papel na estrutura da empresa como um todo. Isso implica no conceito de que analisar a organização como um todo é muito maior do que simplesmente a soma destas.

[...] É possível dizer que organização é o entendimento de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, trabalhando em grupo ou individualmente, de forma coordenada e controlada atuando num determinado ambiente, com vista a atingir objetivos, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar. De acordo com Stoner (1999, p. "organização é um conjunto de duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos?. [...]


[...] O que define o sistema é o processo, a natureza das relações entre as partes, e não apenas as partes que são muito similares em todos os sistemas. Saídas (outputs): são os resultados do sistema, os objetivos que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge. Figura 1 As saídas retornam ao sistema por meio de um ciclo de realimentação. Fonte: adaptado Maximiano Dessa forma a estrutura dos sistemas é formada pelas entradas que são processadas para gerar o produto e/ou serviço aos consumidores. [...]


[...] A competição global, os consumidores cada vez mais exigentes, o difícil crescimento das economias e indústrias fez com que as organizações buscassem atingir e manter vantagens competitivas no ambiente em que atuam. Para muitas delas, o primordial tem sido seu direcionamento estratégico enfocando como estratégia a visão sistêmica dentro da organização. Marketing é o conjunto de atividades que são exercidas para criar e levar a mercadoria do produtor ao consumidor final. É a atividade total de comerciar. Estuda as tendências do mercado, as preferências do consumidor e a distribuição do produto (SANTANA p.17). [...]

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