Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Fatores de competitividade para as empresas no mercado

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Do Espirito Santo Cardozo W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
489 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Competitividade e Produtividade
  2. Porque Monitorar a Produtividade na Empresa?
  3. Medida da Produção
  4. Medida física da produção
  5. Medida monetária da produção
  6. Medida dos Insumos

Nos anos mais recentes, as organizações brasileiras vêm sofrendo profundas mudanças, que se fazem notar por modificações nas relações sociais e políticas, entre os agentes envolvidos com a vida das empresas, nas variadas tecnologias que surgem e que se tornam disponíveis nas e para as organizações, quase que de modo repentino e inusitado, nas modificações, extremamente profundas, das relações de trabalho.
Estas transformações estão ocorrendo em escala mundial em um processo jamais visto de globalização dos mercados, de formação de blocos econômicos regionais, com uma rapidez de inovações tecnológicas que tudo somado, compõem um cenário extremamente desafiante para a competitividade das empresas.
As transformações sociais, políticas e econômicas que vem se abatendo sobre as mais diversas nações do planeta, em particular a brasileira, estão promovendo um aumento considerável da competição entre os diversos agentes econômicos que compõem o tecido social destas referidas sociedades. Esta competição acirrada tem se refletido nas organizações que buscam cada vez mais se aprimorarem para estarem aptas a atuarem com sucesso, frente a seus clientes nos mais diversos segmentos de mercado.

[...] Neste Trabalho de Conclusão de Curso, em particular, interessa a questão olhada sob a ótica das organizações que necessitam aprimorar a própria competitividade para sobreviver e vencer neste ambiente cada vez mais desafiador. COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE Competitividade e Produtividade Produtividade é a relação existente entre a produção de uma certa quantidade de bens ou serviços e o volume de recursos de toda ordem utilizados para obter-se aquela produção. Um conceito mais moderno de produção é o de adição ou criação de valor. [...]


[...] Diferenciar categorias de mão-de-obra pela qualidade Pelo menos do ponto de vista teórico, as pessoas aceitam com aparente facilidade a idéia de que nem todos os funcionários dentro de uma mesma empresa contribuem igualmente para os resultados. Alguns são mais produtivos que outros. Esse diferencial de produtividade acontece devido ao tempo de experiência no serviço, às habilidades pessoais, à escolaridade etc. Medir as diferenças de produtividade individuais não é uma tarefa fácil, entretanto. Antes de mais nada, é necessário listar os fatores que influenciam nessas diferenças, dos quais demos alguns exemplos. [...]


[...] Nesta seara, generalizações sobre o que é suficiente para garantir a competitividade das empresas são bastante enganadoras e explanações exageradas e complexas surgem em casos específicos de sucessos ou falhas. O que interessa, fundamentalmente, é conhecer quais são os fatores que influenciam o sucesso e/ou fracasso das empresas. Competitividade é entendida como o coração do sucesso ou do fracasso das organizações empresariais. A competição é responsável pela adequação das atividades de uma empresa em relação ao seu ambiente de atuação, fruto das estratégias competitivas adequadas utilizadas pelas mesmas. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Análise da competitividade de uma empresa de lingerie

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  27/12/2006   |  BR   |   .doc   |   22 páginas

A importância da gestão de estoque: estudo de caso em uma empresa de auto-peças

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo de caso   |  03/01/2007   |  BR   |   .doc   |   34 páginas

Mais Vendidos marketing

Projeto integrado multidisciplinar - Cosmos Cosméticos S/A

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo de caso   |  15/12/2008   |  BR   |   .doc   |   24 páginas

Os desafios da produção na atualidade

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Estudo   |  15/02/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas