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Marketing num ambiente globalizado

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado

Informações do trabalho

Evoneth Patricio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Ambiente de marketing
    1. Análise do ambiente de marketing
  3. Planejamento estratégico de marketing
  4. Composto de marketing (marketing mix)

O conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, associado com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Algumas pessoas acreditam tratar-se de uma
maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm. Na verdade, ele tem como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer às necessidades e desejos de cada uma. O marketing tornou-se uma força difundida e influente em todos os setores da economia. Em poucos anos livrou-se de sua antiga imagem de algo antiético e desnecessário e passou a ser visto como um instrumento essencial para a formação e manutenção de diversos negócios, tendo inclusive seus conceitos aplicados nos mais variados tipos de organização, desde times de futebol a igrejas, passando por governos e organizações não-governamentais.
Com a Globalização e o mercado tornando-se e cada dia mais competitivo e exigente, as empresas tiveram que encontrar alternativas de sobrevivência e continuidade, procurando fórmulas criativas e competentes como ferramentas que garantissem a melhoria contínua da qualidade e produtividade de seus produtos e serviços, qualidade esta que deve estar voltada para a satisfação das necessidades de seus clientes.

[...] Segundo Hortmann (2004): Nenhum Planejamento Estratégico de Marketing é fixo ou imutável, pois deve acompanhar a dinâmica da empresa e do próprio mercado. Assim, também as ações a serem implementadas devem se adaptar ou se adequar às possibilidades da empresa e do mercado. Em função disso é que se utiliza o PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ações Corretivas) como ferramenta de leitura constante da aplicação do plano nas empresas COMPOSTO DE MARKETING (MARKETING MIX) Criada na década de 50, a teoria dos 4Ps foi, durante todos esses anos, a base do marketing, pois, através destas variáveis se poderiam administrar o composto mercadológico de uma empresa e pode ser usado por comerciantes como uma ferramenta ajudar em definir a estratégia do marketing. [...]


[...] Sob o ponto de vista do marketing são todas as formas de comunicação promocional comumente utilizada pelas empresas e organizações para se comunicarem com seus mercados (propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising). Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo CONCLUSÃO Depois deste estudo, podemos afirmar que o marketing se apresenta como a disciplina mais badalada e menos compreendida pelos leigos. [...]

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