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O PlanejamentoTributário

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Do Espirito Santo Cardozo W.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
26 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O Planejamento Tributário
    1. Norma Jurídica e Norma Tributária
    2. Contribuintes e Responsáveis na Obrigação Tributária
  2. Conceituação e Classificação
  3. Planejamento Tributário na Prática
  4. Planejamento Como Ferramenta de Contabilidade

O presente trabalho monográfico tem como tema ?Planejamento Tributário Como Uma Ferramenta da Contabilidade Gerencial?. O planejamento tributário pode ser considerado como sendo o detalhamento das alternativas que podem ser escolhidas dentro de uma determinada perspectiva temporal consideradas pela empresa como sendo de médio e longo prazo, quantificando-se analiticamente os recursos, volumes, preços, prazos, investimentos e demais variáveis planejadas.
O planejamento tributário é uma atividade preventiva que examina todos os atos e negócios jurídicos que o agente econômico pretende efetuar. O objetivo do planejamento é de obter a maior economia fiscal possível, diminuindo-se a carga tributária para o valor realmente devido por lei.

[...] A classificação do planejamento tributário depende muito dos critérios e também do ponto de vista do observador. Na realidade, todas as classificações são consideradas imperfeitas e subjetivas, pois importam em restrição da realidade e dependem do juízo valorativo a serem utilizados na análise. Posto isto como ressalva e, também, de acordo com o conceito suso elencado, pode-se classificar o planejamento tributário através dos seguintes critérios. De acordo com a conduta do agente, pode ser: comissivo, com a utilização de expedientes técnico-funcionais, por exemplo, a triangulação no ICMS; ou omissivo, pela simples não-realização da conduta descrita na norma, por exemplo, não comprar a mercadoria. [...]


[...] Carnaval Tributário. 2.ed. São Paulo: Lejus, 1999. p.75. [16] BECKER, A. A. Carnaval Tributário. 2.ed. São Paulo: Lejus, 1999. p.76. [17] BORGES, H. B. Gerência de Impostos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997. p.62. [18] BORGES, H. B. Gerência de Impostos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997. p.63. [19] XAVIER, Alberto. O Negócio Indirecto em Direito Fiscal: Ciência e técnica fiscal. Lisboa: DGCI, n. 147, mar./1971. p.25. [20] CHIEREGATO, Renato et al. Manual de Contabilidade Tributária. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. [...]

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