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Nível
Avançado
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Data de Publicação
28/03/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Segmentação de Mercado e Posicionamento

  1. Posicionamento
    1. Definições e conceito
    2. Estratégias de posicionamento
    3. Reposicionamento
  2. Segmentação
    1. Definições e conceito
    2. Tipos de segmentação
    3. Bases de segmentação

As empresas de hoje reconhecem que não podem apelar para todos os compradores no mercado ou pelo menos para todos eles da mesma maneira. Eles são muito numerosos, amplamente dispersos e muitos variados no que diz respeito às necessidades e praticas de compra. Além disso, as empresas variam mito em sua capacidade de atender diferentes segmentos do mercado. Assim, em vez de tentar competir em todo o mercado, muitas vezes com concorrentes superiores, elas devem identificar quais os segmentos que podem atender melhor e de maneira mais lucrativa.
Ao decidir em quais segmentos de mercado entrará, a empresa deve analisar quais posições quer ocupar nesses segmentos. O posicionamento do produto é a maneira como o produto é definido pelos consumidores em relação aos seus atributos importantes, o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores em relação aos produtos concorrentes.
Dessa maneira as empresas podem criar o produto certo para cada mercado-alvo e ajustar seus preços, seus canais de distribuição e sua campanha publicitária a fim de atingir o mercado-alvo de maneira eficiente.

[...] Os mercados podem ser segmentados em não-usuários, ex-usuários, usuários potenciais, usuários iniciantes e usuários regulares de um produto. A posição de uma empresa no mercado também influencia seu foco. As lideres de participação de mercado enfocam os clientes potenciais, enquanto as empresas pequenas tentam atrair os clientes das lideres de mercado. Os mercados podem ser segmentados por light users, médium users e heavy users, os heaves users representam uma porcentagem pequena do mercado, mais são responsáveis por uma alta porcentagem do total de consumo. [...]


[...] Já KALAFATIS, diz que “posicionamento é um processo deliberado, pró- ativo e interativo de definição, modificação e monitoramento das percepções do consumidor em relação a um objeto de mercado”. Essas características também se encontram nas citações de Hooley e Saunders (1996), pois consideram que este conceito envolve todos os pontos da empresa objetivando alterar as percepções do cliente, em um conjunto que inclui os clientes, a empresa e seus concorrentes. Então, uma visão integradora pode ser tomada a partir da consideração dessas perspectivas, reconhecendo o caráter estratégico do posicionamento como uma ação importante para empresa, tanto em relação aos consumidores quanto ao ambiente de marketing como um todo. [...]


[...] Os bens consumidos expressão estilo de vida que elas possuem. As empresas de cosméticos, de bebidas alcoólicas e de móveis estão sempre procurando oportunidades na segmentação por estilo de vida, embora esse tipo de segmentação nem sempre funcione. Os profissionais de marketing têm usado variáveis de personalidade para os mercados segmentados. Eles dotam seus produtos com personalidade de marca, que correspondem às personalidades dos consumidores. Alguns segmentos de mercado são baseados em valores centrais, crenças que determinam atitudes e comportamento de consumo. [...]

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