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Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade- MINAYO, M. C. S., 1994.

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

RAQUEL H.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
fichamento
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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O texto abordado mostra uma linguagem clara e objetiva, discute o que é Ciência, quais são os conceitos principais do campo científico e busca distinguir ciências humanas e ciências sociais de ciências naturais. Conceitua a pesquisa como atividade central do campo científico.
A Ciência, segundo o texto, surgiu na era primitiva, através de mitos, explicaram e explicam os fenômenos entre a vida e a morte, a ocupação dos indivíduos na organização social, seu poder, controle e reprodução. Essa preocupação, ponto de vista antropológico, sempre existiu do ?homo sapiens? com o conhecimento da realidade. Hoje a ciência encontra-se nas religiões e filosofias.
O texto faz comparação com A Ciência, na sociedade ocidental, é a forma hegemônica de construção da realidade considerada pelos especialistas críticos como um novo mito, por sua pretensão de único promotor e critérios de verdade. O texto ainda busca soluções pra algumas perguntas como a miséria, fome, violência, mas a ciência continua sem respostas e sem propostas.

[...] As empresas de hoje lutam com mudanças de valores e orientações do cliente, estagnação da economia, declínio ambiental, aumento da concorrência global e uma série de outros problemas econômicos, políticos e sociais. Contudo, esses problemas também oferecem oportunidades de marketing. Hoje examinamos com mais cuidado as principais tendências e forças que estão mudando a paisagem do marketing e desafiando a sua estratégia: o crescimento do marketing em instituições sem fins lucrativos, a explosão da tecnologia de informação, a rápida globalização, a economia mundial em mudança e o apelo para mais ações de responsabilidade social. A década passada deu uma lição de humildade às empresas comerciais do mundo inteiro. [...]


[...] No processo de pesquisa trabalhamos com a linguagem cientifica das proposições que são construções lógicas; e conceitos que são construções de sentido. As funções dos conceitos podem ser classificadas em cognitivas, pragmáticas e comunicativas. Servem para ordenar os objetos e os processos e fixar melhor o recorte do que deve ou não ser examinado e construído. Na função pragmática, o conceito tem deve ser de tal forma claro, especifico e abrangente que permita sua compreensão pelos interlocutores participantes da mesma área de interesse. [...]


[...] A realidade social é o próprio dinamismo da vida individual e coletiva com toda a riqueza de significados dela transbordante. É desse caráter especificamente qualitativo das ciências sociais e da metodologia apropriada para reconstruir teoricamente seu significado que trata o presente trabalho. A metodologia tem vários entendimentos como, é o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. Ela ocupa um lugar central no interior das teorias e está sempre referida a elas. É um conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade e o sopro divino do potencial criativo do investigador. [...]

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