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Desenvolvimento e comunicação de uma estratégia de posicionamento

Informações sobre o autor

Gerente Administrativo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Bacharel em...

Informações do trabalho

PATRÍCIA M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Referencial teórico

Nos dias atuais diferenciar um produto pode não significar lucratividade. Frente a concorrência em que empresas de deparam hoje em dia e, as vezes, tendo que fazer malabarismo para conseguir satisfazer o cliente e ainda correr o risco de não estar oferecendo um produto ou serviço perfeito, faz com que a maior preocupação das empresas do século XXI seja a perca de fatia de mercado, pois hoje é visto que a produção está voltada para os desejos do consumidor e não mais para os lucros e crescimento organizacional.
A necessidade de diferenciação e de um posicionamento sólido no mercado são as bases para se atingir os clientes com maior precisão e eficácia. Este estudo pretende demonstrar as formas de posicionamento que uma empresa deve adotar quando a diferenciação está deixando a desejar.

[...] É por isso que as empresas lutam para ser a número Algumas empresas usam uma quarta estratégia, que é a do clube exclusivo, onde se posicionam no lugar onde se encontram, por exemplo, uma empresa que se posiciona como a terceira melhor empresa de um setor especifico, quer dizer que ela realmente seja a terceira e que esta estratégia foi inventada por ela mesma, com o objetivo de estar aparecendo na mente dos consumidores como uma das três melhores do setor. [...]


[...] Empresas geralmente escolhem o seu posicionamento através das seguintes estratégias: posicionamento por atributo, que é a escolha de um atributo, como tamanho ou tempo de existência para se posicionar; posicionamento por beneficio, onde se posiciona como líder de um certo beneficio; posicionamento por aplicação ou utilização, que consiste em posicionar um produto como o melhor para aplicação ou para um uso; posicionamento por usuário, este posiciona o produto como o melhor para um grupo de usuários; posicionamento por concorrente, alegando o produto da empresa ser melhor que do concorrente; posicionamento por categoria de produtos, posicionado como líder em uma determinada categoria de produtos e posicionamento por qualidade ou preço, indicando que o produto oferece o maior valor. [...]

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