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Mobile marketing

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
40 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
    1. Problema de pesquisa
  2. Objetivos
    1. Objetivo geral
    2. Objetivos específicos
  3. Referencial teórico
    1. Mobile marketing: concepção e aplicação
    2. Marketing de relacionamento
    3. Perfil e tendência dos clientes atuais
    4. O panorama da telefonia móvel
  4. Metodologia da pesquisa
    1. Natureza do estudo
    2. População e amostra
    3. Coleta de dados
    4. Análise dos dados
  5. Cronograma

O presente trabalho visa estudar o uso do mobile marketing como ferramenta de decisão e relação com o mercado consumidor a partir da análise do mercado de telefonia móvel. Bem como analisar a relevância deste novo tipo de mídia e ferramenta de comunicação entre empresas e consumidores.
Segundo Steinback (2005), em 1998 existiam 200 milhões de celulares em todo mundo. Este número aumentou para 1,6 bilhão em 2004 e a previsão para 2006 é de 2,6 bilhões de celulares. Desde 1990 a indústria de celulares tem se caracterizado pelo crescimento global.
No Brasil esse crescimento tomou proporção após a privatização do Sistema Telebrás em 1998. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que o Brasil fechou o mês de Junho/2007 com 106,7 milhões de celulares. Com taxa de crescimento acumulada até Maio/2007 de 13,76%. Apenas em junho foram cerca de 1,6 milhão de novos assinantes de telefonia móvel no país.
Neste sentido, a disseminação do celular e a facilidade de interação que ele trouxe mudaram sobremaneira o comportamento das pessoas. O celular mudou o conceito de espaço, tempo, lar, indivíduo e transformou o consumidor em um alvo em constante movimento. Desenvolveu-se o conceito de mobilidade no qual se pode manter contato com qualquer um a qualquer hora e em qualquer lugar.
Hoje, as estratégias mercadológicas não precisam mais se limitar em territórios predeterminados como a televisão, o rádio ou a revista para abastecer a sociedade de consumo. O telefone celular passou a ser o objeto mais pessoal. A utopia de se manter conectado 24 horas por dia atingiu um patamar raras vezes alcançado em outras mídias. A comunicação pode se exprimir através da tela de seis centímetros de um celular capaz de transmitir filmes, palestras, comerciais, pagar contas ou acessar a Internet.
Segundo Haig (2000) pesquisas apontam que 65 % dos assinantes de telefone móvel receberão bem as promoções e apelos do marketing via celular em 2006, e isto ilustra o alcance deste novo mercado. O segmento móvel, como canal de publicidade, têm muitas características e, conseqüentemente, oportunidades em comparação com meios tradicionais de publicidade e muitos estão procurando beneficiar-se deles.
A importância de se estudar o uso do móbile marketing como ferramenta de relacionamento com clientes se justifica pela relevância da telefonia móvel no crescimento da economia brasileira e na mudança de hábito do consumidor.
Neste contexto, este estudo buscará contribuir na identificação de novos canais de ações e campanhas utilizando as novas tecnologias presentes nos telefones celulares e entender como o mobile marketing reforça , potencializa e valoriza os meios convencionais de relacionamento empresa-consumidor.

[...] O marketing de permissão segundo ele, é capaz de formar um relacionamento e comunicar de forma direcionada. Godin (2000, p.39) conceitua o marketing de permissão como aquele oferece ao consumidor a oportunidade de aceitar voluntariamente o marketing que lhe querem apresentar? e complementa afirmando que o marketing de permissão ?estimula os consumidores a participar de uma campanha de marketing de longo prazo e interativa, em que eles são de alguma forma recompensados por prestar atenção?. O objetivo primário, segundo Godin (2000, p.84), é ?levar os consumidores a subir mais um degrau da escada da permissão, fazendo-os passar de estranhos a amigos e depois a clientes. [...]


[...] Com o intuito de investigar as experiências e conhecimentos relevantes sobre o tema em questão, realizaremos entrevistas junto especialistas e grupos de profissionais da área de marketing e gestores de empresas que já fizeram uso de algum tipo de campanha de mobile marketing. Segundo Gil (2006), a entrevista permite que o entrevistador se apresente frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. Para este trabalho, adotaremos o recurso da entrevista semi-estruturada. [...]


[...] O marketing de relacionamento representa um desafio que compromete a empresa integralmente onde todos devem estar sintonizados com os objetivos propostos, as condições que são necessárias e suas implicações para a empresa. A empresa precisa ampliar sua capacidade de aprendizagem do mercado para fortalecer a sua posição competitiva, o que implica redirecionar aspectos e clima organizacional. Segundo Ferreira & Sganzerlla (2000), o marketing de relacionamento é a utilização de uma vasta gama de abordagens de marketing, como vendas, como a comunicação, como o serviço e como o atendimento ao cliente para identificar os clientes individuais de uma empresa, e também estabelecer um relacionamento mais duradouro e vantajoso existente entre a empresa e os clientes que a empresa possui e gerenciar esse relacionamento no sentido de beneficiar os clientes e a própria empresa. [...]

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