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Plano de marketing - Porto Farol Apart Hotel

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
comunicação
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Adilsen A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
pesquisa de mercado
Número de páginas
31 páginas
Nível
avançado
Consultado
11 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Resumo executivo
  2. Característica do negócio
    1. Histórico da empresa
    2. Qual a solução do nosso negócio?
    3. Core Business
    4. Visão
    5. Missão
    6. Valores
    7. Fatores Chaves de Sucesso
    8. Variáveis Ambientais Críticas
  3. Análise estratégica
    1. Análise Ambiental Externa (Oportunidades e Ameaças)
    2. Análise Ambiental Interna (Pontos Fortes e Fracos)
    3. Análise da Indústria
    4. Comportamento de compra
    5. Ciclo de vida do produto
    6. Análise detalhada de mercado
    7. . Análise da concorrência
    8. Análise de PFOA
  4. Posicionamento estratégico e conclusão
  5. Referências

O negócio refere-se ao Porto Farol Apart Hotel, instalado há 15 anos no bairro da Barra, próximo ao Porto Farol, bairro este de classe média alta, com uma excelente infra-estrutura, raízes históricas e culturais e marcado pela forte presença de turistas.
O hotel conta com 39 suítes, medindo 37m2, sala, cozinha americana e varanda, sendo que duas destas suítes são duplex, com dois quartos, lavabo e cozinha. As suítes possuem televisão a cabo, ar-condicionado, frigobar, telefone (com ligações tarifadas na conta do cliente), acesso à Internet, fogão, forno, cofre e garagem privativa. A atual situação em que o hotel se encontra fez com que realizasse uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.
Atualmente, defronta-se com um mercado em princípio de saturação, tendo a sazonalidade como fator irreversível, fator este que orienta o hotel a buscar estratégicas que foquem a exposição de diferenciais que o Porto Farol possui, por meio de divulgação, de forma a atrair mais clientes e obter uma fatia maior de mercado.
Após o estudo realizado, orienta-se o Porto Farol a oferecer serviços como cartão de fidelidade para clientes, cabeleireiros, massagistas, restaurante diferenciado, atividades de lazer internas, transporte do hóspede pela cidade e até serviços de guias turísticos como novos diferenciais competitivos, incomuns à concorrência direta. Além de oferecer descontos para pagamentos antecipados ou à vista; descontos por número de hóspedes; descontos para clientes fidelidade; preços promocionais; preços variando por sazonalidade; pacotes variando por proposta de hospedagem (tempo de permanência); pacotes variando por segmento de cliente (atividades dentro do hotel ? eventos, city tour ? tempo de permanência).
No campo da comunicação, detectou-se a necessidade de informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens, como forma de atraí-los, informando a estes onde e como obter esses serviços prestados e lembrando aos clientes a existência dos mesmos.

[...] Recursos Financeiros O Porto Farol dispõe de capital favorável para investimentos em infra- estrutura, comunicação e tecnologia, mas o espaço físico do hotel não permite a construção de novas suítes, cabendo ao setor financeiro e a gerência melhor aplicá-lo, buscando serviços que satisfaça as necessidades dos clientes. Recursos Humanos Os funcioários seguem a linha do espírito de equipe, com o propósito de alcançar resultados e objetivos definidos para os clientes. O corpo de funcionários do hotel é muito antigo, isso facilita o relacionamento do hotel com os hóspedes, principalmente, entre aqueles que sempre retornam ao hotel. [...]


[...] A crise da INFRAERO implicando no problema de atrasos nos pousos e decolagens de aviões Desde o fim de outubro, a falta de controladores de tráfego aéreo e uma operação-padrão - diminuição de vôos por profissional e aumento no intervalo entre decolagens-, realizada no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília, causou atrasos generalizados. O auge da crise foi o feriado prolongado de Finados, em 2 de novembro. Durante um seminário internacional de segurança no vôo, o presidente da Infraero, afirmou que a crise pode fazer com que turistas estrangeiros optem para destinos fora do Brasil, dizendo que o turista, principalmente o internacional, não quer se arriscar a ir para uma região onde não tem certeza de que o vôo dele vai sair[3]. [...]


[...] [Ambiente Político/Legal] Implantação do Plano Aquarela surge como uma ponte para divulgar a Bahia e o Porto Farol nos países em que o governo irá fazer está ação, de modo que muitos benefícios serão dados aos turistas, tais como facilidade para entrar e permanecer no país, cambio de moeda, compra de passagens, locação em hóteis, conhecimentos acerca da cultura do país, enfim. O Brasil se lançado no exterior, permite que até mesmo a imagem estereotipada que se tinha, desapareça gradativamente. [...]

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