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Gestão do conhecimento

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
ucg

Informações do trabalho

Bruna C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
16 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Era do conhecimento - capital intelectual
    1. Gestão do conhecimento
    2. Gestão do conhecimento no Brasil
    3. Organizações que aprendem
    4. O que caracteriza a organização que aprende
    5. As disciplinas da organização que aprende
    6. Profissionais do conhecimento e importância das equipes

São muitos os sinais de que o conhecimento se tornou o recurso econômico mais importante para a competitividade das empresas e dos países. Este trabalho se preocupa em discutir vários elementos constituintes da gestão do conhecimento como um todo.
Para melhor fundamentar esta discussão analisa-se a literatura que trata dos processos individuais e coletivos relacionados à criatividade, ao aprendizado e à importância do conhecimento tácito e da intuição. Em seguida, são avaliadas várias dimensões da prática gerencial e da organização do trabalho que facilitam e/ou estimulam os processos de geração, difusão e apropriação de conhecimento no ambiente empresarial.
Entre as dimensões analisadas, encontram-se: a era do conhecimento ? capital intelectual e suas definições, gestão do conhecimento como um todo, gestão do conhecimento no Brasil, estratégias para gestão do conhecimento, conhecimentos tácitos e explícitos, processos de gestão do conhecimento, bem como a infra-estrutura, organizações que aprende definições, o que caracteriza a organização que aprende, as disciplinas da organização que aprende, etapas para criar a organização que aprende, o teste e fatores de êxito da organização que aprende profissional do conhecimento e importância das equipes.
A conclusão do trabalho sugere que as práticas gerenciais foram relacionadas a uma efetiva gestão do conhecimento e, conseqüentemente, ao estímulo ao aprendizado, à criatividade e à inovação no contexto organizacional, estão fortemente associadas a melhores desempenhos empresariais. Neste sentido, constituem-se como particularmente relevantes as seguintes práticas gerenciais: liderança e cultura voltada para a experimentação, para a inovação e para a busca de grandes desafios; trabalho em equipes multidisciplinares; criação de diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos pessoais como forma de desenvolver, difundir e assimilar o conhecimento tácito e explícito dos funcionários; acesso generalizado à informação e ao conhecimento organizacional; estímulo à diversidade e ao desenvolvimento pessoal e profissional; e, finalmente, ampla inserção individual e organizacional no ambiente externo à organização.

[...] ressalta que estamos entrando numa sociedade do conhecimento, onde não mais o capital, os recursos naturais ou a mão-de-obra podem ser considerados como recurso econômico básico, mais, sim, o conhecimento - e serão os trabalhadores do conhecimento os que desempenharão o papel central. O conhecimento é a chave para a conquista de vantagens competitivas no atual ambiente empresarial. O conhecimento representa a aplicação e o uso produtivo da informação, motivo pelo qual esta é fundamental para a gestão do conhecimento. [...]


[...] Um dos principais problemas na gestão do conhecimento é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos. Mesmo as que não fazem intencionalmente podem simplesmente não estar motivadas a mostrar o que sabem. Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégicos e organizacionais, investimento em infra- estrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento nas práticas gerenciais a partir da percepção das pessoas que tanto as praticam, como as observam e sofrem suas influências ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM Imagine uma organização capaz de lidar com os problemas de hoje e aproveitar as oportunidades do futuro. [...]


[...] da organização que aprende profissional do conhecimento e importância das equipes. A conclusão do trabalho sugere que as práticas gerenciais foram relacionadas a uma efetiva gestão do conhecimento conseqüentemente, ao estímulo ao aprendizado, à criatividade e à inovação no contexto organizacional, estão fortemente associadas a melhores desempenhos empresariais. Neste sentido, constituem-se como particularmente relevantes as seguintes práticas gerenciais: liderança e cultura voltada para a experimentação, para a inovação e para a busca de grandes desafios; trabalho em equipes multidisciplinares; criação de diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos pessoais como forma de desenvolver, difundir e assimilar o conhecimento tácito e explícito dos funcionários; acesso generalizado à informação e ao conhecimento organizacional; estímulo à diversidade e ao desenvolvimento pessoal e profissional; finalmente, ampla inserção individual e organizacional no ambiente externo à organização. [...]

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